16 Animais Domésticos Fascinantes que vão Encantar Toda a sua Família!
Ter animais domésticos em casa é ótimo! Eles alegram o ambiente, mas como escolher o pet ideal para o seu lar?
Essa decisão passa por diversos pontos, o primeiro é conhecer as opções e aqui na Galeria do Pet verá hoje os 16 principais animais domésticos que vão alegrar sua família.
Inclusive, detalhamos cada uma das espécies, abordando seu comportamento, alimentação, tempo de vida e cuidados. Assim, terá uma noção geral de cada espécie e poderá tomar sua decisão com tranquilidade.
1. Ouriço
Os ouriços-terrestres têm como principal característica os espinhos, à primeira vista o ser humano tem medo dele, mas quando cria intimidade com a espécie ele se torna um animal doméstico bem carinhoso.
Ademais, é um animal bem agitado, principalmente durante a noite, quando ele se sente mais confortável para se locomover pela casa. Sua alimentação é feita à base de pequenos insetos.
Não é indicado ter um ouriço se já tem um gato ou cachorro, pois durante as brincadeiras eles vão se machucar com os espinhos. Aliás, até mesmo o ser humano deve ser cuidadoso.
2. Animais domésticos: Tartaruga aquática
Em primeiro lugar, a tartaruga aquática é um animal tranquilo e gosta de ter seu próprio espaço. Como a espécie gosta muito de água o ideal é colocá-la em um aquário, mas ocasionalmente é bom deixá-la em terra firme. Provavelmente terá que comprar um aquário, então divida ele da seguinte forma: 2/3 de água e 1/3 de área terrestre.
Como há espécies em extinção, recomendamos que busque uma dessas:
- Tartaruga-da-madeira;
- Tartaruga-pintada;
- Tartaruga-russa;
- Tartaruga-tigre-d’água.
A alimentação varia conforme a espécie, mas sempre será à base de plantas, frutas, entre outros alimentos para peixes herbívoros.
Por fim, a expectativa de vida desse animal doméstico é alta, em alguns casos chega a 30 anos.
3. Furão
O furão é um animal doméstico que foge do tradicional, mas vem se tornando popular na América, principalmente nos Estados Unidos.
Há diferentes tipos de furão, a diferença mais notória é na cor da pelagem que vai do albino, canela, champanhe, preto, entre outros.
Sobretudo, sua alimentação é a base de ração, mas também pode colocar pedaços de carne em sua dieta.
Sua personalidade é o que mais chama atenção em sua personalidade, são bem amorosos e adoram o contato humano, aliás, também são bem animados.
Via de regra o furão não precisa de muito espaço, pois pesam no máximo 2 kg e se divertem com qualquer brincadeira.
A princípio, sua estimativa média de vida é de 10 anos, mas podem viver por mais tempo se cuidar bem de sua dieta, vacinação e atividade física.
4. Pássaro
O pássaro como pet doméstico é uma boa escolha se mora em sítios ou ainda em apartamento. Eles alegram a casa por terem uma aparência bem chamativa e alegram a casa, principalmente quando aprendem a falar algumas palavras.
Existem diversas espécies de pássaros domésticos, é importante verificar bem as características de cada espécie antes de comprar a sua ave.
Por exemplo, o periquito-australiano vive por volta de 15 anos, sendo inteligentes, falantes e alegres. Deve ter uma gaiola grande, pois chega aos 18 cm.
Outro exemplo é o Canário-belga que chega aos 15 cm na fase adulta, sendo independentes e ficam cantando o dia inteiro. Sua expectativa de vida é bem alta, chegando a 30 anos.
Com relação à alimentação baseada na base de grãos e pequenas verduras, é interessante variar. Deve-se manter a gaiola em um lugar fresco e com água.
5. Animais domésticos: Coelho
Primordialmente o coelho é um animal doméstico que vem se popularizando no último ano devido a sua aparência fofa e fácil cuidado.
Existem diversas raças e cada uma tem suas próprias características, deve pesquisar bem para encontrar um que goste. Além disso, sempre é válido conhecer as doenças que a raça costuma desenvolver na velhice.
São ideais para você que gosta de silêncio, dificilmente o coelho faz barulho e gostam de ficar no seu canto se entretendo com seus brinquedos. Ainda assim, são carinhosos e gostam de contato físico, portanto, separe uma pequena parte do dia para ficar cuidando do animal.
Além disso, é o animal doméstico perfeito para apartamento, são bem pequenos e não correm o risco de perturbar os vizinhos com barulho.
6. Gato
Ter um gato em casa vai mudar para sempre o seu comportamento no seu lar! Os felinos estão com o ser humano há séculos. Inclusive no Egito alguns gatos eram considerados representações de deuses.
A maioria dos gatos são bem independentes e gostam de ficar no seu canto, mas também amam um carinho na barriga ou cafuné. Aliás, são bem brincalhões, portanto terá que comprar pequenos utensílios como a bola de fios. Outra forma de entreter o pet é criar circuitos, pois gostam de subir nos lugares.
A expectativa de vida e cuidados depende das características do pet, via de regra as raças de gatos peludos exigem mais atenção dos donos.
A alimentação do gato sempre será à base de ração, embora aceitem carne não é recomendado que dê, principalmente peixes com espinhos.
7. Animais domésticos: Cavalos
O cavalo é um dos animais mais bonitos do mundo e sempre chamam atenção por onde passam, se destacando pelo brilho do pelo.
São bem agitados e precisam de espaço para correr; por isso, é o animal ideal se tem uma fazenda. Outro ponto é o custo, cavalos costumam custar mais de R$5.000,00 e dependendo da raça o preço sobe acima de 1 milhão de reais.
Sua alimentação é simples, basicamente ele come verduras, feno e frutas. Vivem por muito tempo, alguns chegam a 25 anos.
Deve manter a vacinação em dia, sendo indispensável a visita do veterinário a cada 4 meses para garantir que o pet está saudável.
8. Peixe de aquário
O aquário é um item que muda a cara do ambiente, chamando atenção independente do canto da casa onde seja colocado. Para ficar ainda mais belo é indispensável a compra de diversos peixes.
Todavia, essa é uma escolha difícil, pois deve conhecer as características de cada raça, alguns são menores e vivem bem com outros, todavia, há alguns que são agressivos e até carnívoros (esses não devem ser comprados, pois mataram outras raças).
O aquário deve ser limpo com regularidade. Outro cuidado é com a oxigenação do aquário que deve estar no nível ideal.
Além disso, dependendo dos peixes terá que colocar água doce ou salgada. Por fim, a alimentação deve ser diária e na proporção certa, se colocar muito de uma vez eles podem acabar morrendo devido ao exagero.
9. Animais domésticos: Cobra
Cobra é um dos animais de estimação mais exóticos que pode adquirir e também pode ser perigoso, sendo perfeito para você que ama viver em alta intensidade.
Embora seja legal a ideia de ter uma cobra, para ter uma em sua residência precisa da autorização do IBAMA que seleciona criteriosamente as espécies que apresentam pouco risco à humanidade.
Um dos cuidados é o ambiente da cobra, ele deve ser bem similar ao seu habitat natural, se isso não for feito ela pode ficar agressiva.
Sobretudo, sua alimentação é carnívora, então terá que comprar ratos, entre outros animais de pequeno porte para alimentar essa espécie.
Mesmo que possa ter uma cobra doméstica o cuidado nunca é demais, esse pet não é dócil e costuma atacar em momentos inesperados. Por conta disso, indicamos esse pet apenas para quem é biólogo ou estuda por conta sobre a espécie.
10. Chinchila
A Chinchila é um pet da América do Sul e mesmo assim é um pet bem peludo, o que não é comum devido ao clima quente da região.
No geral as chinchilas são animais de tamanho médio, variando entre 22 e 30 cm, também são leves pesando no máximo 900g. Se decidir escolher esse pet, saiba que ele vive por muito tempo, chegando a 20 anos.
Sobretudo, esse animal doméstico precisa de uma gaiola grande, pois é enérgico e adora brincar, aliás, é válido colocar prateleiras na gaiola para ele conseguir gastar sua energia.
É indicado a alimentação à base de rações, mas também pode complementar com verduras e frutas.
11. Animais domésticos: Porquinho-da-índia
O Porquinho-da-índia é um animal de estimação fofo e faz sucesso principalmente entre as crianças por ser pequeno.
Existem diversas variações em sua tonalidade conforme a raça, por exemplo o porquinho-da-índia abissínio tem a pele mais amarronzada e pesa até 1,5 kg.
Se o seu porquinho-da-índia for muito peludo deve escová-lo diariamente, isso evita que desenvolva doenças como a micose.
Sobretudo, a alimentação desse animal doméstico é a base de verduras, frutas e rações principalmente, por conta do alto volume de fibras.
12. Pomba
O Pombo é um animal presente no cotidiano, se gostar consegue ter um pombo doméstico, seu nome científico é Columba livia.
Essa é uma ave grande, seu tamanho vai de 28 a 38 cm, seu corpo é bem maior do que sua cabeça, sendo uma característica curiosa. Eles cantam com regularidade, mas é baixo, pois quase não abrem o bico.
Quando estão soltas na natureza vivem em média 05 anos, mas em cativeiro podem passar dos 20.
13. Cachorro (cão)
O cachorro é descendente dos lobos que foram se adaptando ao convívio com o ser humano em regiões frias. Algumas espécies mantiveram as características, como o Husky Siberiano, por exemplo.
Hoje há diversas raças de cachorro, cada uma com suas características específicas. Todavia, é padrão entre os cães a fidelidade ao seu dono fazendo de tudo para protegê-lo.Todavia, quando abandonados também criar um remorso grande.
A alimentação é bem variada, conseguindo comer praticamente qualquer alimento, mas é indicado evitar peixes devido ao espinho.
Para escolher o cachorro ideal deve analisar a sua casa, se for um ambiente grande onde o cão tenha espaço, pode buscar raças grandes como o Golden, agora se reside em um apartamento pequeno busque raças menores.
14 Galinha
A galinha é um animal bem diferente para ser domesticado, mas é comum que crianças gostem da espécie, principalmente quando crescem em ambiente rural.
É um ser bem independente e territorialista, o ideal é que fique em bando, pois assim se sente mais protegida.
Com toda certeza não é um animal para ter em casas urbanas, pois não vão se adaptar, sendo assim, só tenha uma galinha se residir em uma fazenda.
15 Mini porco (porco miniatura)
O mini porco é um animal fofinho que chama atenção por onde passa. É ideal para você que procura um animal de estimação diferente. Quando chega a maturidade seu tamanho é de apenas 60 cm, bem menor do que um pouco tradicional.
Ademais, é um animal bem dócil e de fácil adaptação, inclusive ele se dá muito bem com crianças;
Para ter um mini pig terá que se dedicar, ele se alimenta em média 3x por dia e precisam ser alimentos calóricos para o pet se sentir saciado. Dificilmente precisam se exercitar, é sua característica natural ser mais rechonchudo do que outras raças.
16. Animais domésticos: Cabra anã
A cabra é um animal de estimação diferente e para ter é indispensável viver no sódio. Seu tamanho é o que mais chama atenção, chegando no máximo aos 58 cm. Aliás, elas vivem de 10 a 15 anos e gostam da companhia dos seus donos e crianças.
O espaço é indispensável, ele ama correr e se ficar muito tempo em um local fechado se torna agressivo.
Sua saúde exige cuidados, mantenha a vacinação em dia, além disso, indicamos que leve o veterinário para vê-lo a cada 4 ou 6 meses.
A alimentação da cabra não é bem simples, basicamente ele come mato, milho, soja e qualquer outra verdura ou fruta.
Com relação à higiene, deve dar banho no pet a cada 10 dias, se ele se sujar muito durante as brincadeiras os banhos devem ser mais frequentes.
Dessa forma, a cabra anã é um animal diferente do tradicional e pode ser uma escolha interessante para a sua fazenda. Por fim, evite puxar ou brincar com o chifre do animal, isso o deixa irritado.
Conclusão sobre os animais domésticos
Esses 16 animais mencionados são ótimos para quem busca ter um pet doméstico, algumas opções são mais tradicionais, enquanto outras são diferentes e ideais para quem vive na fazenda.Se quer conhecer ainda mais sobre as várias espécies do mundo, conheça os animais mais perigosos do mundo e entenda a razão por esterem nessa lista.