Animais Mais Perigosos do Mundo: Top 18
Conhece os animais mais perigosos do mundo para a humanidade?Se essa é uma dúvida que tem chegou a matéria certa, aqui abordaremos todo sobre esse tema!
Aliás, verá que alguns dos animais mais perigosos do mundo não parecem ser assustadores e muitas vezes são pequenos, mas isso não impede que apresentem um alto grau de risco para a humanidade.
Especificamos o que torna esses seres tão perigosos e como eles podem te afetas caso tenha contato com eles em algum momento, continue lendo!
1. Mosquito (Animais mais perigosos do mundo)
A princípio, o mosquito não parece ser um animal perigoso, pois é pequeno, tem baixa vida útil e não é difícil.
Essa é a primeira visão que toda pessoa tem sobre os mosquitos, no entanto, essa forma de entender esses animais está muito equivocada.
Diretamente eles não são perigosos, pois sua picada não causa sérios danos, muitas vezes nem deixando marcas no corpo, o problema vem da consequência dessa picada.
Por serem animais inofensivos ao atacar diretamente, os mosquitos são portadores de microrganismos que fazem mal ao ser humano, como bactérias e vírus.
Alguns exemplos de grande doenças que matam diversas pessoas todos os meses são malária, zika, dengue, febre-amarela, todas doenças transmitidas por mosquitos.
Aliás, a malária é uma das doenças que mais afeta as crianças na África, afetando principalmente as crianças.
Outro fato preocupante é a rápida multiplicação da espécie, em apenas uma gestação a fêmea pode gerar mais de 100 mosquitos.
Sobretudo, eles se adaptam muito fácil ao ambiente, isso ficou nítido com o aedes-aegypti que em pouco tempo afetou o Brasil em todos os estados e até hoje há diversos casos, mesmo com o tratamento e as medidas de prevenção.
Portanto, precisa tomar cuidado, pois mesmo pequeno o mosquito é um dos animais mais perigosos do mundo.
Recomendamos que busque saber quais as principais doenças transmissíveis por esse animal na sua região e tome as devidas medidas protetivas.
2. Cobra
Algumas pessoas querem ter cobras de estimação, mas esses animais são extremamente perigosos e entenderemos agora o porquê.
Um dos fatores que torna essa espécie tão perigosa é o seu veneno, mesmo que não sejam todas as espécies, boa parte produz toxinas que são extremamente letais. Inclusive, essa é como o animal realiza a caça, o veneno é extremamente letal ao ser humano, dependendo do tipo de toxina a morte leva menos de 5 minutos.
Outro fator que é preocupante é sua capacidade de se camuflar, elas conseguem se esgueirar e passar despercebido em vários ambientes da natureza.
Sua adaptabilidade é algo fora do comum, conseguindo sobreviver em florestas, desertos e até mesmo em áreas urbanas. Aliás, nas cidades elas se escondem principalmente no foro da casa e nos jardins.
Ademais, é uma espécie extremamente rápida, o que a leva a atingir sua vítima em pouco tempo e muitas vezes elas nem usam as toxinas para matar, optando por se enrolar em volta da presa e esmagá-la.
O segundo método é mais comum entre as espécies com maior envergadura, já que elas variam muito, há cobras com poucos centímetros e outras com quase 3 metros de comprimento.
Todavia, não são todas as cobras que são venenosas, só que isso não muda o fato da espécie ser extremamente egoísta e não criar vínculo, por isso evite ter contato com cobras e não busque ter esse pet com a finalidade doméstica.
3. Mosca-tsé-tsé (Animais mais perigosos do mundo)
Este pequeno mosquito é um dos mais perigosos do mundo, seu desenvolvimento é principalmente na África, onde passa aos seres humanos uma substância chamada tripanossomíase, que gera uma doença, popularmente chamada de Doença do Sono.
Ademais, esta doença faz com que o ser humano tenha febres acima de 40 °C, enxaqueca, aumento na irritação, dormir mais do que o comum.
Hoje esse que é um dos animais mais perigosos do mundo não se encontra no Brasil, todavia, por estar acostumado com ambientes quentes, pode surgir em algum momento no território brasileiro, já que o Brasil é uma região tropical.
No entanto, se planejar ir conhecer algum país na África, recomendamos que sempre tenha em mãos um inseticida para evitar que os mosquitos/moscas não fiquem próximos.
4. Caramujo
Em primeiro lugar, os caramujos são uma espécie que se desenvolve em territórios ecológicos diversos, sendo um molusco, que consegue viver tanto em ambientes quentes, quanto frios e ele representa um perigo grande aos humanos, vejamos como ele pode te afetar.
Ele pode ser hospedeiro de algum parasita que prejudique a sua saúde, algumas espécies geram prejuízos duradouros e irreversíveis no corpo humano.
Além disso, a agricultura enfrenta diversos problemas com o Caramujo, já que ele pode destruir completamente uma plantação, precisando recorrer a venenos que eliminem o animal da fazenda.
Caso este processo não seja feito o Caramujo pode infectar as plantas e vegetais, fazendo com que as pessoas tenham ataques alérgicos.
Sobretudo, o animal é resistente e consegue se adaptar e se proteger, mesmo em condições extremas. Para se prevenir dos Caramujos, sempre observe os cantos de sua casa e caso perceba a existência dele, passe veneno e jogue-o fora.
5. Escorpião (Animais mais perigosos do mundo)
O Escorpião é um animal que todo ser humano deve evitar ter contato, por diversos fatores que explicaremos agora.
A princípio, a mordida do escorpião é um dos principais problemas, pois sua mordida é extremamente forte, dependendo da espécie eles conseguem deixar marcas no corpo.
Eles têm hábitos noturnos, portanto mantenha seu quarto limpo, pois se esconde no meio dos objetos e ataca durante a madrugada. Elas geralmente têm maior impacto em crianças e idosos, pois são pessoas com a saúde mais frágil. Logo, se mora com pessoas que se enquadram nessas categorias, tome os cuidados para evitar que eles tenham contato com este animal.
Seu veneno pode ser letal dependendo da espécie, só que geralmente essas espécies são selvagens, ou seja, estão em um ambiente onde é necessário ser letal para conseguir sobreviver.
6. Crocodilo
O Crocodilo é um animal importante para a estabilidade da natureza, sendo parte essencial da cadeia alimentar, sem ele este sistema ficará desregulado.
Ainda assim, ele é um dos animais mais perigosos do mundo para o ser humano, vejamos os riscos que ele apresenta para o Homo sapiens sapiens.
Se trata de um animal aquático, que a princípio parece ser lento, só que quando ele ataca mostra toda a sua agilidade, dominando suas presas em poucos segundos. Este fator somado a sua grande força física impossibilitam escapar após receber sua mordida.
Todavia, é fácil evitá-lo, pois ele precisa manter seus olhos e nariz para fora da água, então quando estiver em um rio verifique bem a presença deste animal perigoso e só depois mergulhe
A medida de segurança é fundamental, pois são animais territorialistas e protegem o seu habitat, muitas vezes se camuflando, seja na água ou atrás de áreas florestais.
Dificilmente ocorrem ataques de crocodilos em humanos, mas se constantemente viaja para pescar ou para aproveitar riachos distantes, essa preocupação é muito importante e deve se atentar para não ser atacado pela espécie.
O que fazer se um crocodilo se aproximar? Se isso acontecer deve manter a calma e nunca virar de contas, busque se distanciar gradualmente até sair da água. Não demonstre desespero, por esse ser um sinal de que a caça percebeu a presença do crocodilo o que leva ele a realizar o ataque.
7. Tênia
Primordialmente, o que é Tênia? Bom, essa espécie nada mais é do que um parasita que entra no intestino do ser humano e quando não tratado pode levar a sérios problemas digestivos.
Quanto notar um desconforto muito grande no intestino busque o hospital para conseguirem fazer os exames necessários. A partir disso, terá um diagnóstico específico e poderá fazer o tratamento adequado.
Aliás, não se medique sem a consulta de um médico, deve sempre buscar um especialista, pois não sabe o tipo de parasita que é. Logo, ao se automedicar pode prejudicar ainda mais sua saúde.
Para evitar que seja contaminado com o Tênia deve manter sua higiene pessoal em dia, seja na lavagem das mãos, escovação dos dentes, tomar banhos regulares, entre outros.
O mesmo cuidado deve ser tomado com os alimentos, não coma nada que esteja cru e sempre tenha a garantia de que o alimento está bem cozido.
Dificilmente o Tênia leva a morte, por conta dos tratamentos, mas se não buscá-lo colocará sua vida em risco.
8. Tigre (Animais mais perigosos do mundo)
Este é um animal totalmente selvagem e apresenta grande risco para sua caça e nada impede que em algum momento o ser humano seja a presa da vez.
É fundamental conhecer as características físicas do Tigre, eles são rápidos e pulam muito alto, características essenciais para que eles sobrevivam em seu habitat.
Ok, eles são extremamente letais, então o que fazer caso tenha o azar de encontrar um tigre?
Primordialmente, deve manter a calma, nunca demonstre que está com medo e não saia correndo, lembre-se que eles são mais rápidos que o Homo sapiens sapiens.
Óbvio que não deve virar de costas para ele, muito pelo contrário, o ideal é manter um contato visual firme, passando a ideia de que também é uma ameaça para ele.
Lentamente recue e nunca grite, se tiver objetivos utilize-os. Em um último caso tente subir em uma árvore, mesmo que isso não seja a garantia de que escapará.
A forma certeira de espantar a ameaça é tendo uma arma de fogo e acertando no animal, pois colocará a vida do tigre em risco e ele fugirá pois entendeu que está em desvantagem.
9. Leão
Mesmo não pertencendo à mesma espécie, o leão também possui as mesmas características físicas do tigre e muitas das formas de escapar são similares.
Todavia, este apresenta maior perigo por andar em banco, sendo o Leão o líder, mas este é rodeado por leões mais fracos e leoas, portanto ao ser atacado, foque no chefe, pois sua atitude será seguida pelos demais membros.
Deve se mostrar maior do que realmente é, fazendo isso erguendo seus braços e olhando fixamente para ele.
Lembrando que se puder evitar o contato com eles é melhor, pois são selvagens e a qualquer momento podem atacar.
10. Urso
O urso é um animal extremamente forte, podendo pesar até 800 kg, algumas espécies tem 3 metros de altura e o fato de serem pesados não impede que sejam rápidos.
Há diferentes espécies, algumas somente se adaptam em ambientes gelados, como o urso polar, mas há ursos que vivem em áreas tropicais, inclusive, países como o Canadá são considerados perfeitos para esse animal.
Sua alimentação é bem variada, comendo tanto verduras quando carne, um fato interessante é que eles costumam se alimentar muitos durante os períodos quentes e hibernam por longos períodos, só que não são todas as espécies que fazem isso, apenas o urso-negro e urso-pardo.
Sem dúvida ele é um dos animais mais perigosos do mundo, uma vez que ele defina uma presa, dificilmente essa conseguirá escapar, mas há medidas que pode tomar.
É fundamental manter a calma e buscar armas para se defender em um eventual ataque, deve se mostrar como uma ameaça para ele e falar com o animal com uma voz calma.
Aliás, se o lugar onde está é conhecido pela presença de ursos, deve comprar um spray contra o animal, este emite um cheiro forte que faz o animal fugir.
11. Leopardo (Animais mais perigosos do mundo)
Qual a diferença entre o Tigre e o Leopardo? São animais muito parecidos, mas o Leopardo é mais rápido e sua cor é mais dourada.
Como são espécies próximas às maneiras de se defender são as mesmas que mencionamos anteriormente. Uma vantagem é que a força do leopardo é menor, só que ele é mais ágil, portanto deve ter cuidado com essa sua característica.
Ademais, o Leopardo se adapta em diversos ambientes, pois vive muito bem em florestas, savanas e até mesmo em desertos, o único lugar onde ele não se adapta são em regiões frias, por não ser peludo, nem ter uma pele grossa.
12. Hipopótamo
Outro animal que é totalmente herbívoro mas que não deixa de ser um dos animais mais perigosos do mundo é o Hipopótamo.
Em primeiro lugar, eles defendem com muita força o seu habitat, então se tentar entrar sem que ele possibilite sofrerá um ataque e mesmo que não pareça, eles são extremamente fortes, por conta de serem mamíferos grandes e com muita força na região da cabeça.
Além disso, seu comportamento é bem imprevisível, o que dificulta ainda mais a defesa de seus ataques e sua mordida também é muito forte, pois se alimentam de verduras e frutas duras, exigindo muito da mandíbula.
13. Búfalo
A princípio, o búfalo é da família Bovidae, inclusive sua fisionomia é bem similar a dos bois e vacas, só que eles são bem mais fortes. Alás, eles podem chegar a medir mais de 3 metros de cumprimento e possuem chifres fortes que usam para atacar e se defender.
São animais selvagens e não podem ser domesticados, como acontece com as vacas e bois. Seu habitat natural são ambientes quentes; por isso, são encontrados nas regiões mais quentes da África
Ademais, eles nunca andam sozinhos, sempre em bancos de 50 a 500 animais. Há uma razão para isso, eles são uma das principais vítimas do leão que é mais rápido, então uma forma de superar essa desvantagem é estar em maior número.
Devido a e esses fatores são abdominais difíceis de caçar, mas isso não impede que a espécie enfrente risco de extinção, muito por caçadas feitas por humanos.
14. Água-viva (Animais mais perigosos do mundo)
A princípio, a água-viva é um animal que não parece ser perigoso, até ter contato direto com um, pois tem tentáculos que usa para se defender.
Estes tentáculos emitem eletricidade que deixam queimaduras na pele e muita vezes chegam a liberar toxinas que geram uma reação alergia prejudicial ao ser humano.
Aliás, algumas espécies de águas vivas são venenosas e além da eletricidade passam uma substância que pode causar a morte em pouco tempo.
Deve tomar muito cuidado, principalmente se é nadador, devendo buscar roupas que sejam produzidas por borracha ou outro material que não permita que a eletricidade para seu corpo.
15. Hiena
A Hiena é um dos animais carnívoros e geralmente andam em manada, o que é uma forma de conseguirem se defender, já que não são animais muito fortes.
Aliás, esse animal é o principal rival dos leões e vivem em conflito. Só que na maioria das vezes eles apenas conseguem escapar, pois em um combate direto essa espécie perdia com regularidade.
Isso não muda o fato deles serem perigosos a humanidade, pois em um bando é difícil se depender, por isso ao ser cercado por hienas a melhor escolhe a achar um lugar alto para evitar que se seja mais fácil lidar com elas.
Conclusão sobre os animais mais perigosos do mundo
Mostramos os animais mais perigosos do mundo, pode perceber que não são animais parecidos que apresentam perigo ao ser humano.
Entre eles encontra desde parasitas, animais rápidos, lentos, fortes, fracos, aquáticos, terrestres, entre outros.
Sendo assim, fica nítido que o ser humano é frágil e sem armas dificilmente a humanidade teria sobrevivido durante o período onde era nômade.
Os cachorros são animais extremamente amigáveis e muitos acreditam que esse animal consegue ajudar até mesmo no tratamento de doenças, até na vida espiritual. Se este último ponto chamou sua atenção veja a relação entre o cachorro e o mundo espiritual.