Presa Canário: origem, temperamento e personalidade
Presa Canário é considerado uma das melhores raça para cão de guarda do mundo.
O Presa Canário é uma raça de cachorro oriunda das Ilhas Tenerife e Canárias, que se popularizou após a invasão espanhola ao local. Um cachorro da categoria molossoides que foram utilizados por muito tempo em rinhas e trabalho em fazendas. Atualmente, é considerado um ótimo cão de guarda. Separamos um conteúdo rico em informações sobre o Presa Canário, tudo sobre a origem, temperamento e personalidade da raça.
Origem do Presa Canário
A história do Presa Canário teve sua origem nas Ilhas Canárias, arquipélago das Canárias na Espanha. O surgimento da raça se deu no século 16 quando os espanhóis colonizaram tal Ilha. No entanto, não se sabe ao certo quais eram as raças específicas que deram início ao Presa.
De acordo com relatos, são cães muito antigos que já existem há séculos, mais precisamente, durante o período Greco-romano. Quando os espanhóis invadiram as Ilhas Canárias, se deparam com povos da tribo local chamada, Guanches.
Os Guanches eram um povo nativo, que viviam aparentemente isolados na ilha. Por sua vez, eles tinham na ilha cães da espécie “majorero”, um cão pastor criado para ajudar o povo Guanches.
Com a colonização, os espanhóis levaram, além de seus pertences, alguns cães da raça, Mastim Espanhol, Dogo Espanhol, Alano Espanhol e Galgo Espanhol. Sobretudo, cães de trabalho, estimação e de caça. Esses cães cruzaram com os cães nativos do local e foi assim que provavelmente surgiu o grande Presa Canário.
Através dos cruzamentos surgiram, primeiramente, cães do tipo dogo. Estes eram cães de porte médio a grande. Alguns de cor tigrados, bem como os com fulvo e manchas brancas. Cães fortes e com grande agilidade, possuíam bom temperamento e eram fieis a seus donos.
Naquela época, o Presa foi utilizado por muitos fazendeiros no trato com o gado e também como cão de guarda. Além disso, participaram por muitos anos de rinhas de lutas, o que hoje não é mais permitido. Presa Canário é um excelente cão de guarda, protetor e muito carinhoso!
Características Presa Canário
Uma raça de cachorro grande e muito robusto. Um cão rústico em sua maioria tigrado e muito eficiente no trabalho com gado. Presa Canário possui um corpo alongado, uma característica mais acentuada nas fêmeas. A cabeça do Presa é grande, maciça e compacta. O padrão oficial do Presa Canário, segundo F.C.I e UKC , demonstra suas características principais que são:
- Grupo: Pinscher e Schnauzer;
- Tipo da Raça: Molossóides, Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros, Dogo;
- Altura do Macho: 60 a 66 cm;
- Altura da Fêmeas: 56 a 62 cm;
- Peso Macho: 50 kg a 65 kg;
- Peso Fêmeo: 40 kg Fêmeas: 55 kg.
➥ Presa Canário é ágil ao andar tem passo longo, corre com a cabeça elevada, principalmente quando está vigiando algo.
Pelagem
Um cão de pelo curto, áspero e liso, no entanto, não possui subpelos. A pele é elástica e fica solta ao redor do corpo. As cores características do Presa Canário são variadas. Sobretudo, todos os tons de fulvo chegando até a cor areia. Existem também cães de cor marrom escuro, cinza claro e vermelho.
Aceitam todas as tonalidades da cor tigradas, além das marcas brancas sobre o peito. Todavia, alguns cães são mascarados de cor preta, mas que não ultrapassam os olhos.
Temperamento
O Presa Canário é usado como cão de guarda, em especial ele é um excelente protetor do território e de seus tutores. A raça é bastante territorial, e isso o torna grande guarda do ambiente onde costuma viver.
É um cão carinhoso, fiel e obediente ao dono e todos da família. Mas, lembre-se que o Presa costuma ser bastante feroz e desconfiado com pessoas estranhas.
O Presa Canário tem o temperamento forte, mas é bastante equilibrado, entretanto, pode ser adestrado facilmente. Isso porque é um cachorro muito inteligente. O Presa é um cão seguro e obediente, reservado e late somente quando necessário.
Estimativa de vida
O Presa Canário pode viver muito tempo ao lado de seu tutor. Relativamente saudável, mas esses cães podem desenvolver alguns problemas de saúde como, displasia coxofemoral e epilepsia.
Devemos tomar certo cuidado com o Presa Canário, em relação à pelagem, banhos e exercícios físicos diários. Por ser um cão atlético e grande, o tutor deve fazer longas caminhadas com seu cachorro. E não se esqueça dos cuidados com sua personalidade e educação, sendo assim, é importante adestrá-los desde filhotes. Para que assim cresça educado e obediente.
Diferenças do Presa Canário e Dogo Canário
No início de sua aceitação como raça, o Presa Canário sofreu uma alteração no nome e em seus padrões preestabelecidos. O nome passou a ser Dogo Canário, pois parecia menos impactante e agressivo. Porém, muitos criadores não aceitaram essa variação da raça e logo após isso retomaram as características e nome anterior. Relataram que queriam um cachorro que tivesse a essência de seu ancestral.
Os criadores consideram o Dogo Canário um tanto diferente do Presa. É importante ressaltar que o Presa Canário tem fortes atributos em sua funcionalidade, assim como o Presa antigo. No entanto, o Dogo Canário tem como principais características estéticas mais atuais.
O padrão estabelecido pela FCI, Dogo Canário, é diferente do estabelecido pela UKC que aceita o Presa Canário como o exemplar mais próximo de seu ancestral. Em outras palavras, FCI aceita o Dogo Canário na cor preta, inaceitável na FCI. Além disso, outras diferenças anatômicas também são divergentes entre o Presa e o Dogo.
Função Atual
Atualmente, o Presa Canário é usado na guarda, sendo ele um excelente cão protetor e territorial. Podem exercer esse trabalho de maneira esplêndida, tanto em residências ou propriedades maiores, como fazendas e sítios.
O temperamento de um e do outro também divergem um pouco. O Presa é um cachorro independente, territorial, equilibrado e extremamente forte. Com estranhos fica bastante desconfiado, bem como com outros cães que pode apresentar certa agressividade, principalmente com machos.
Esses cachorros são mais indicados para pessoas experientes, por serem dominantes e terem personalidade forte.
Após o surgimento do Presa Canário no século 16 vemos diversas referências nos textos históricos anteriores. Podemos ver relatos em textos como “Cedularios del Cabildo”, nos quais é relatada suas funções de guardiões de rebanhos na época.
Para finalizar, um cachorro carinhoso, fiel e companheiro, se mantido mentalmente saudável e cheio de carinho crescerá um ótimo cão!
➥ Leia também: Cane Corso: tudo sobre essa raça lendária de temperamento brando