Husky Siberiano: tudo sobre a raça

Husky Siberiano: tudo sobre a raça
PUBLICIDADE

Nos últimos tempos a raça de cachorro Husky Siberiano se popularizou bastante. Em detalhe especial por parecer fisicamente com um lobo, isso se dá por conta das orelhas pontudas e o focinho alongado. No entendo, estudos atuais revelam que o Husky não descende diretamente do lobo, mas sim de um ancestral próximo.

O Husky é uma raça muito linda com olhos, geralmente azuis ou marrons, em alguns casos podem ter um olho de cada cor. A heterocromia, que também acontece com nós humanos, é a condição colorida do olho do cachorro que se torna um diferente do outro. veja mais curiosidades e características abaixo!

Curiosidades do Husky Siberiano

1. Vocalização única do Husky Siberiano

O Husky Siberiano tem uma vocalização peculiar, sobretudo diferente de outras raças. Muitos dizem que essa é uma raça de “cães falantes”, visto que imitem diversos sons diferenciados dos cachorros em geral.  Além disso, sua audição é exemplar, conseguindo ouvir sons até 15 quilometro de distancia.

2. Cachorro mais antigo do mundo

PUBLICIDADE

Outra curiosidade do Husky Siberiano é a antiguidade da raça. Por sua vez considerada uma das mais antigas do mundo. Surgiu a cerca de 2 mil anos atrás na Sibéria, próximo ao o rio Kolyma.

A raça foi criada pela tribo nômade chukchis na região do montes Urais, eram usados geralmente como cães de trabalho para puxar seus ternos.

Além disso, eram integrantes da família, e tinham a função de guardar protegendo as mulheres e filhos da tribo. De acordo com as novas pesquisas o Husky está em quarto lugar sendo um dos cães mais antigos no mundo.

3. Cão corredor

Em geral o Husky Siberiano é considerado um cão que gosta de correr. Com ótima saúde eles nasceram para correr, bem como os ladradores que gostam de nadar. No entanto, cresceram em uma tribo que precisavam muito da ajuda desses animais para trabalhar. Era comum nessa época utilizar esses cães em seus trenós levando, entre outras coisas, alimentos de uma região para a outra.

O Husky é um cachorro bastante resistente e adaptável, principalmente em climas mais frios, sendo assim eram essenciais para a tribo chukchis. O cachorro tem uma grande força e capacidade para enfrentar viagens longas. Sobretudo eram vários cachorros da raça Husky puxando um trenó de viagem, e cada um deles tinha uma função especifica nesse trabalho.  

Tudo que precisa saber sobre a raça

Temperamento

O Husky Siberiano tem um temperamento bastante tranquilo, carinhoso e amável com todos, exclusivamente com as crianças. Além disso, é sociável com outros animais de estimação podendo conviver com eles tranquilamente.

PUBLICIDADE

É importante fazer um treinamento básico já desde filhote. Aprendendo a adestrá-lo terá um grande companheiro. Mesmo sendo um cão de neve acostumam bem em ambientes mais tropicais.

De acordo com alguns donos, o cachorro é bastante independente, instintivo e brincalhão. Um animal que fica atento com tudo a sua volta, mas sem ser desconfiado como um cão de guarda.

Características físicas

A princípio devemos reconhecer que um cachorro da raça Husky Siberiano é bastante robusto e forte. Tem o porte médio é rápido e ligeiro, uma vez que tem bastante energia.

Cabeça e focinho com tamanho mediano, maxilar e dentes fechando em tesoura.  A cor dos olhos pode ser azul ou marrom, ou serem de cores diferenciadas por conta da heterocromia.  Acontece também de cachorros dessa raça ter olhos particoloridos.

Pelagem

A pelagem do Husky Siberiano é dupla, com pelos espessos, mas de forma nenhuma muito longa. Sobretudo, os pelos são macios, conhecidos como pelagem de cobertura. Os animais podem ser de todas as cores desde muitos braços até o inteiro preto.

Tamanho e peso

  • Machos: 53,5 cm a 60 cm. 20,5 kg a 28 kg
  • Fêmeas: 50,5 cm a 56 cm. 15,5 kg a 23 kg.

Cuidados

Primeiro fato importante dos cuidados com o Husky Siberiano é com sua pelagem. É importante aos donos saber que é permitida aparagem dos pelos ao redor da pata, e tufos de pelos entre seus dedos. Já a tosa em si não é recomendada. É importante ensinar os Huskys já desde filhotes, pois muitos treinadores concordam que é uma raça um tanto teimosa.

Definitivamente é preciso ter atividades físicas diárias, além de brincadeiras e disciplina com a alimentação. Recomenda-se caminhadas e corridas para que libere a energia acumulada. Sobretudo um ótimo amigo para crianças, jovens e idosos.

No entanto, não são necessários cuidados extremos com esse cão, pois costuma ser bastante saudável. Porém, doenças de pele e oculares atingem alguns exemplares, entretanto, sua expectativa de vida é de 10 a 15 anos.

Obediência

Ao dono de cachorros dessa raça é preciso paciência na hora de educá-lo, como já dissemos, é um cachorro teimoso. Seja como um membro que lidera, e faça-o entender de modo que você seja o lider. Aconselha-se que os tutores sejam firmes, com uma voz mais entonada para que consiga ótimos resultados na hora de treinar seu amiguinho

História do Husky Siberiano

A origem dessa raça é siberiana, como já foi dito acima, surgiu na região do montes Urais na Rússia. Mas, em torno de 1909 foi levado para o Alaska onde recebeu destaque e no ano de 1925 a raça foi reconhecida em todo o mundo.

Um cão muito bonito permitindo que ser uma companhia bastante leal ao tutores. Para ter um Husky Siberiano encontre canis qualificados e saiba que terá que ser presente na vida deles constantemente, pois não gostam de ficar sozinhos.

Espero que tenham gostado, para maiores novidades fique sempre conosco! Siga-nos em nossas redes sociais.

Veja também: Pastor Alemão: tudo sobre a raça 

Julia Rodrigues