Gato Birmanês: saiba tudo sobre a raça, temperamento e características
O gato Birmanês, ou também conhecido como o gato sagrado da Birmânia é bastante popular no mundo. Com características fortes desde filhote um gato excelente para quem quer uma companhia em seu dia a dia. Veja em nosso artigo tudo sobre a raça de gato Birmanês, o temperamento e características.
Origem do Gato Birmanês
O gato Birmanês apesar do nome é uma raça de gato desenvolvida na França e nos Estados Unidos no início do século XX. No entanto, o gato Birmanês só foi reconhecido mesmo a partir de 1925. Como qualquer pet felino tem um mistério envolvendo sua origem, o Birmanês também carrega uma lenda em sua ancestralidade. De acordo com a relatos, seus ancestrais eram venerados em templos budistas. Esses gatos de raça Birmanês eram tidos como deuses nesta época por budistas da antiga Ásia.
Contudo, afirma-se que um sacerdote bastante dedicado a uma deusa de olhos de safira tinha uma gata de cor branca e de raça Birmanês. Conforme a lenda, a gata sempre estava em sua companhia, andando pelo templo e principalmente quando fazia suas orações. O sacerdote que se dedicava a deusa de olhos de safira sofreu um ataque e for morte caindo em frente à imagem da deusa. Nesse momento sua gata mudou a cor dos olhos que eram amarelos para a cor azul safira, bem como a imagem da deusa.
Características da raça
Bem, as características físicas do Gato Birmanês são evidentes, ele é um animal de porte médio, pelagem semi longa e bastante forte, uma vez que possuem um corpo musculoso. Todavia, os olhos do Gato Birmanês são bem separados, dando um ar um tanto diferentes de outras raças e tornando-o com a face parecido com ursinho de pelúcia.
Os olhos são sempre na cor azul, visto que o deixa ainda mais gracioso, uma raça de gato maravilhosa. O focinho do Gato Birmanês é curto, mas não chega a ser achatado. Ele possui uma máscara de cor marrom escura envolvendo seu focinho. De acordo com as características oficiais o nariz tem formato romano, conhecido como bico de papagaio.
Pelagem
O Gato Birmanês possui 17 colorações, entre elas tons de vermelho, azul, creme e lilás, chocolate. Alguns são malhados com combinações de creme, azul, chocolate, lilás e também tons de vermelho. As patas traseiras e frontais são literalmente brancas, parecendo que o Birmanês está com uma espécie de sapatinhos e luvas nas mãos. Um detalhe que o torna exclusivo de outras raças e um dos gatos mais lindos apreciados no mundo.
Todavia, a raça tem a cauda e orelha em cores mais escuras que o resto do corpo. O Gato Birmanês é de tamanho mediano em seus 35 centímetros, e quando chega à fase adulta pesa no máximo 8 kgs. Com uma estrutura robusta para que tenha a habilidade de caçador. Quando filhote o Birmanês nasce com a pelagem clara, quase branca, porém ao crescer vai ficando mais escura até chegar a sua tonalidade final.
Veja também: Maine Coon: saiba tudo sobre essa raça amistosa
Comportamento
O sagrado Gato Birmanês têm um comportamento bem doce, brincalhão e amigos de todos. Além disso, o miado dele é bastante suave parecendo uma “voz” de filhote ao esboçar sons, no entanto são ativos e alegres. Para as pessoas que querem um amigo, ou companheiro afetuoso essa raça de gato pode ser a opção certa!
Mas lembre-se, ele precisa de atenção, pois são uma raça apegada os seus donos e adora outros animais que possa ter na casa, principalmente outros gatinhos. Uma curiosidade do gato sagrado da Birmânia é que ao contrário de outras raças eles preferem ficar em lugares mais baixos para se encostar, dormir e brincar.
Cuidados especiais com a raça
Por eles terem pelos semi longos é necessário fazer a escovação diariamente, para evitar os nós. Além disso, como já citamos a cima, eles precisam de companhia e são muito apegados aos donos, sendo assim é preciso avaliar se você possui essa disponibilidade e cuidados para ter essa raça de gato. O dono precisará ser bastante presente, reflita sobre isso! Ou seu gatinho pode ficar depressivo e triste, pois escolherá uma pessoa para se dedicar exclusivamente. Portanto, ao ter essa raça toma todos esses cuidados.
É importante dar banhos mensais, pelo menos, bem como limpar os cantos dos olhos e limpar as orelhas. O gato sagrado da Birmania tem energia baixa, mas,como qualquer outro animal, é preciso dar a ele brincadeiras e muito carinho! Para adquiri um exemplar dessa raça o valor está em média R$ 400,00. Você pode procurar em canis especializados como filhotes de gato.
Qualquer duvida deixe um comentário, e siga-nos em nossa pagina no Facebook.