Maine Coon: tudo sobre a raça, temperamento e valor

Maine Coon: tudo sobre a raça, temperamento e valor
PUBLICIDADE

O gato Maine Coon tem descendência incerta, mas é uma raça bastante popular em diversas partes do mundo, principalmente aqui no Brasil. Fique conosco e aprenda um pouco mais sobre sua origem, temperamento, preços e como ter um lindo filhotinho.

Maine Coon é uma raça de gato doméstico de pelo longo muito apreciado por ter um temperamento amigável. Conhecido por ser um gato gigante e muito gentil, seja com pessoas ou outros animais. O gato Maine Coon é considerado um dos maiores gatos já registrados no mundo.

Além disso, é um animal muito carinhoso, dócil e brincalhão, perfeito para família. Maine Coon é uma espécie de gato que possui a pelagem parecida com as de um gato selvagem. Sobretudo, considerado uma das raças de gato mais antigas da história.

PUBLICIDADE

Sua história é baseada em lendas bastante inusitadas. Quer saber tudo sobre a raça? Então, nos acompanhe a seguir!

Como surgiu a raça de gato Maine Coon?

Maine Coon é um gato bastante afetuoso. Veja tudo sobre a raça.
Maine Coon é um gato bastante afetuoso. Imagem: Divulgação.

O gato Maine Coon, assim como outras raças, tem a origem um tanto indefinida. Mas, de acordo com alguns criadores, o gato pode ter se desenvolvido a partir do cruzamento de nativos de pelo curto e gatos europeus de pelo longo.

A raça foi reconhecida no final do século XIX e logo se transformou em um belo animal de estimação. No entanto, o primeiro Maine Coon foi registrado no ano de 1861, no livro The Book of the Cat.

O primeiro registro oficial do Maine Coon foi os Estados Unidos na floresta do Maine. Porém, foi aí que as lendas sobre ele também surgiram.

Principais lendas envolvendo Maine Coon

Maine coon e o Guaxinim:

A origem da raça Maine Coon também sobreveio de algumas histórias antigas e bastante peculiares. A principal lenda envolvendo sua a origem é relatada até hoje em dia.

O surgimento do Maine Coon teria ocorrido a partir do cruzamento de um gato doméstico com um guaxinim.

PUBLICIDADE

Confira na imagem:

Esta lenda se deu por conta da cauda do Maine coon. A pelagem da cauda é bastante parecida com a cauda de um guaxinim, cheia de listras.

Além disso, ele tem o formato da cauda com aspecto grosso, listrado e peludo, bem como o guaxinim. A lenda também se apega por conta do nome Maine Coon que parece ter vindo da palavra em inglês “racoons” que significa guaxinim.

Maine Coon e o Lince:

Como dissemos acima o Maine Coon é um gato fantástico e as lendas sobre sua existência são bastante inusitadas. Outra lenda que rodeia os gatos da raça Maine Coon provém do seu tamanho e semelhança com outro felino muito bonito.

Muitos podem não acreditar, mas a lenda existe!

De acordo com a lenda a raça surgiu através do cruzamento de um lince pardo com um gato doméstico, dando assim a origem desse gato gigante. Contudo, isso explicaria os pelos na orelha, nas patas e o tamanho do gato.

Então, basta que você analise, será que alguma dessas duas lendas podem ser verdade? Nesse sentido, não podemos te ajudar muito, mas o Maine Coon existe há anos nas floretas do Maine, nos Estados Unidos.

A região do Maine é um dos 50 estados que ficam localizados na Nova Inglaterra, no extremo nordeste dos Estados Unidos.

Floretas do Maine:

Maine Coon: tudo que precisa saber sobre a raça
Imagem: Ilustrativa.

Maine Coon: características, pelagem e saúde

Gato cachorro, obediente e muito gentil. Foto de divulgação.

Vamos conhecer melhor este gato absurdamente lindo?

1. Comportamento

Os gatos dessa raça tem uma grande conexão com seus donos. Além de serem inteligentes e extremamente imponentes, sobretudo por conta do seu tamanho.

O Maine Coon ficou conhecido como o cão do mundo dos gatos, pois, seu comportamento é bastante parecido com a de um cachorro de estimação.

Um gato externamente dócil, que possui um ótimo relacionamento com outros animais. Os gatos dessa raça também são sociáveis e fazem amizade com muita facilidade, seja com humanos outros animais domésticos.

2. Características físicas

Maine Coon é um gato grande, uma vez que seu tamanho pode chegar até 1 metro e 20 centímetros de comprimento. Contando do nariz até a cauda.

Certamente, um dos maiores gatos já visto em todo mundo. Seu peso corporal atinge, quando adulto, até 8,2 kg.

Com uma estrutura forte e musculosa seu peitoral amplo, consegue suportar todo o seu peso tranquilamente. Diferente de outros gatos, o Maine Coon tem um crescimento a longo prazo.

Sobretudo, comparado com o tempo de crescimento de outros gatos domésticos, o dele é um pouco diferente. Enquanto, os gatos comuns levam um ano para atingirem seu tamanho total, os gatos dessa raça atingem seu máximo de tamanho depois, entre 3 a 5 anos.

3. Pelagem

Os gatos dessa raça possuem uma pelagem densa, macia e com uma camada dupla de pelos. Isto porque ele precisa resistir as altas temperatura. Contudo, este é o padrão da raça, ter a pelagem bem aveludado.

4. Cores

A raça tem uma grande variedades de cores que são permitidas para a raça. Todas de cor branca são aceitos exceto padrões ponteados, e as cores chocolate, lilás, canela e fawn (cor do abissínio).

  • Branco,
  • Preto,
  • Azul,
  • Vermelho,
  • Creme.
  • Prata: azul-prata, cameo, cameo de creme, fumaça preto, fumaça azul, escama tartaruga, tortie azul, torbie, torbie azul.
  • Tabby de prata, azul-prata tabby, cameo tabby, cameo de creme tabby.
  • Tabby marrom ou dourado, tabby vermelho, tabby de creme, tabby marrom, tabby azul.
  • Bi cores (sólidos com branco), Parti-cores – tortoiseshell, torbie, calico, creme, tabby azuis com branco e outras cores.
Bi colores
  • Parti-cores – Tortoiseshell
  • Calico
  • Creme com outras cores

5. Saúde

A raça de gato maine coon é famosa por ser bastante saudável, vive bastante tempo e quase não tem problemas de saúde.

Tem enorme facilidade com a adaptações e o tempo de vida é grande. Estima-se que viva entre 10 a 15 anos de idade.

Doenças comuns que podem surgir nessa raça: CMH (cardiomiopatia hipertrófica felina). A cardiomiopatia hipertrófica é o distúrbio cardíaco que atinge gatos domésticos.

Entretanto, existem as mais comuns, como a insuficiência cardíaca, que se desenvolver e paralisa as patas traseiras.

Esse problema é conhecido por HCM, uma doença progressiva que com o passar do tempo pode levar o animal a morte.

➥ Prevenção

A prevenção é a de sempre: leve seu animal de estimação ao veterinário periodicamente!

Onde encontrar filhotes de Maine Coon?

Maine Coon é uma raça de gato considerada a raça americana de pelo longo mais antiga do mundo. Além de ser um gato forte e famoso pela sua capacidade de caçar e tolerar climas rigorosos.

Caso tenha ficado com vontade de ter um filhote, encontre criadores criadores especializados. Mas, lembre-se de adquirir somente em locais qualificados.

Os filhotes da raça. Foto de divulgação.

Gatilash é um gatil que se importa com a qualidade de seus exemplares, bem como a saúde dos gatinhos da raça Maine Coon que estão esperando por um tutor responsável e carinhoso, acesse!

Quais os cuidados com os filhotes de Maine Coon?

Um dos cuidados necessários para manter seu gatinho bonito e saudável é a escovação dos pelos. Como foi dito anteriormente, sua pelagem é densa e necessita de atenção. Faça isso regularmente no mínimo duas vezes por semana.

O enriquecimento ambiental também é algo que esta raça de gato precisa, pois ele é bastante brincalhão. Um ambiente rico para que ele consiga gastar sua energia da melhor maneira possível, uma vez que ele gosta muito de desafios.

Atenção com:

  • Caixa de áreas que seja grande.
  • Alimentação de qualidade para prevenir a obesidade.
  • Brinquedos espalhados para enriquecer todo os ambiente.
  • Arranhadores para que afie as unhas.

Alimentação

Sobre a alimentação é importante ter uma ração de qualidade, ou comida natural que tenha o auxílio de um especialista. A ração e petiscos devem ser balanceados pode evitar a obesidade no felino.

Gostou? Lembre-se que para adquirir um gatinho saudável, feliz e livre de maus tratos você precisa buscar um gatil de qualidade e autorizado.

Leia também: Tudo sobre a raça Labrador

Julia Rodrigues