Como ensinar o gato a usar caixa de areia corretamente

Como ensinar o gato a usar caixa de areia corretamente
PUBLICIDADE

Confira todas as dicas e macetes de como ensinar o gato a usar corretamente a caixa de areia.

Muitas pessoas adotam um filhote de gato e se vêem em um grande dilema de como ensiná-lo a usar a caixa de areia corretamente. No entanto, seguindo algumas dicas práticas seu gatinho vai aprender com maior facilidade para que serve aquela caixa e fazer suas necessidades nela.

Geralmente, existem algumas dúvidas de como iniciar esse processo no filhote para ele aprenda a usar a caixa de areia de maneira simples. Para que isso se torne um hábito devemos incluir algumas técnicas e fazer isso desde bem pequeno. Alguns tutores encontram dificuldade e alegam que os gatinhos bebês fazem as necessidades em outros lugares.

PUBLICIDADE

Contudo, os filhotes também não entenderam ainda o motivo da areia dentro de uma caixa, sendo assim, muitas entram na caixa para brincar e não fazem as necessidades.

Quando esse gatinho é criado com outro gato maior, seja a mãe ou irmãos, ele acaba pegando esse comportamento e aprendendo facilmente a fazer as necessidades na caixa de areia. Porém, quando se adota um gatinho e ele não teve tempo de observar o comportamento da mãe é um tanto difícil ensiná-lo.

Veja agora algumas dicas simples para ensinar os felinos a usar a caixa de areia!

>> Como escolher uma raça de gato para apartamento

Dicas para ensinar o gato a usar caixa de areia

Como ensinar o gato a usar caixa de areia corretamente
Imagem: Ilustrativa.

1. O tamanho da Caixa de areia

Primeiramente, vamos falar sobre o tamanho da caixa de areia e o porquê que devemos comprá-la de tamanho grande. É preciso comprar uma caixinha grande mesmo que o gato ainda seja um pequeno filhote, uma vez que assim ele terá mais espaço e mais conforto para aprender.

Sobretudo, comprar uma caixa de areia pequena não é vantajoso, pois o gato irá crescer. Então, a melhor opção é iniciar o aprendizado em uma caixa grande e o mais cedo possível.

PUBLICIDADE

Quando um gato entra na caixa de areia ele procura o lugar certo para fazer as necessidades. Nesse sentido ele fica andando em volta da caixa até encontrar o lugar ideal e só depois disso faz suas necessidades.

Todos os gatos são assim. Na maioria das vezes as pessoas compram uma caixa pequena que para um filhote é ótima, mas é ele crescer um pouco que começa a fazer suas necessidades fora da caixa. Sobretudo, isso acontece, em alguns casos, por conta de estar utilizando uma caixa pequena para o tamanho dele. O gato faz isso para encontrar uma posição mais confortável.

Resumindo, compre a caixa de tamanho grande!

2. Ambiente adequado

Coloque essa caixa em um lugar bem tranquilo para que o gato se acostume com aquele novo item da vida dele. Escolha um local calmo sem que tenha muita agitação ao seu redor. Coloque a caixa de areia longe da água e da comida do gato, para que tenha total privacidade na hora de usá-la.

3. Apresente a caixa de areia para o felino

O gato deve ser apresentado para a caixa de areia, pois ele não sabe o que é aquele objeto. Pegue seu gatinho e coloque-o dentro da caixa para que ele possa explorá-la, sentir a areia nos pezinhos e se identificar com caixa.

Essa apresentação é muito importante, visto que alguns filhotes já observaram suas mães fazendo as necessidades na areia, ou em caixas.

Faça isso nos próximos dias, logo após o filhote ter se alimentado, mas sempre espere alguns minutos após a refeição e o coloque na caixa.

Fique observando seu comportamento.

Caso ele pule para fora o coloque novamente e mexa com as patinhas dele na areia dando incentivo para se acostumar com a caixa. Caso dê vontade nele de fazer as necessidades ele fará ali.

4. Acesso regulado

Nos primeiros dias do processo para ensinar o gato a usar a caixa de areia, é importante não liberar o acesso dele ao resto da casa. Deixo o filhote em um ambiente espaçoso e retire desse local os tapetes, almofadas e possíveis objetos que ele possa confundir com o banheiro.

Faça isso e o supervisione, caso ele faça as necessidades em outro lugar, corra com ele para a caixa de areia. Faça isso até que ele comece a entender que é lá o lugar certo de fazer as necessidades .

Lembre-se de não brigar com o gatinho caso ele faça em lugar errado, isso  pode afetar o processo.

5. Caixa de areia sempre limpa

Os gatos em geral não gostam de usar a caixa de areia suja, então, remova todas as impurezas e resíduos assim que seu filhote a usar. Além disso, é importante trocar a areia no mínimo uma vez por semana.

Lave a caixa com água e sabão, de preferência neutro e tenha cuidados com produtos de limpeza com cheiro muito forte, os gatos são muito sensíveis.

6. Tenha mais de uma caixa

Coloque mais de uma caixa de areia no ambiente até que ele aprenda, para que tenha mais possibilidades e aprenda mais rapidamente.

Sobretudo, o gato gosta de um ambiente limpo, esse recipiente é bastante indicado, antes e depois dele aprender.

Caso tenha dois gatinhos, tenha uma caixa de areia para cada um, pois eles gostam de privacidade também!

Dicas extras para ensinar o gato a usar caixa de areia

O gato é um animal instintivo, que aprende rápido e de forma natural. Certamente, se você adotar um gatinho que veio de uma ninhada aonde a mãe use a caixa de areia ele vai aprender ainda mais rápido.

Portanto, basta ter paciência e acompanhar esse processo de perto seguindo todas as dicas. Antes de levar o filhote para casa, ajeite esse ambiente confortável, escolha uma boa areia e introduza-o no ambiente mostrando onde fica a caminha, a vasilha de água e consequentemente o banheiro.

O tipo de areia também pode ser um fator importante para esse processo. Existem areia, argila, granulado e outras que podem ser adequadas para sua necessidade. Então, caso esteja complicado de ensiná-lo teste algumas dessas texturas, pois pode ser isso que está atrapalhando no processo.

Gostou? Esperamos que tenhamos ajudado. Os gatos são animais muito inteligentes, tenha paciência que tudo dará certo!

Qualquer dúvida deixe um comentário!

Leia também:

Julia Rodrigues