Estratégias de Como Economizar no Natal e Poupar Dinheiro
O mês de dezembro é o período mais aguardado por milhares de pessoas, isso porque dentre suas principais festividades, está o Natal, uma época repleta de magia e amor. E para os comerciantes não é diferente, já que seu faturamento cresce gradativamente através das vendas de presentes de variadas categorias. Verá aqui 12 dicas de como economizar no Natal e não gastar além do que pode.
Entretanto, muitas vezes, a economia pode se tornar compensada por gastos excessivos e estresse financeiro, fazendo com que você inicie o próximo ano endividado e no “vermelho”. Pensando nisso, vamos te apresentar táticas importantes de como economizar no natal sem abdicar da essência e do encanto desta data tão especial.
Afinal, todo mundo adora ganhar presentes, não é? Logo, ao adotar esses métodos de como economizar no natal, você terá maior redução de custos e poderá aproveitar a festa natalina com maior tranquilidade. Tenha uma boa leitura!
Recomendações para te ajudar a economizar no Natal
De antemão, o primeiro passo de como economizar no natal é realizar um planejamento financeiro antecipado, seja para comprar os presentes ou para preparar a ceia. Esta é a principal forma para não haver comprometimento do seu orçamento e para aqueles que desejam poupar com gastos extras.
Confira abaixo algumas sugestões para aderir de como economizar no natal, antes de sair para as compras de fim de ano:
1. Defina um orçamento
Primeiramente, é fundamental que você tenha um orçamento fixo para ser gasto com os preparativos natalinos e a aquisição de lembrancinhas, para não ultrapassar o limite. Portanto, tenha uma estimativa do montante total que pode estar gastando e procure não exceder.
Lembre-se de que no ano seguinte, haverá despesas adicionais como IPVA, matrícula de escola e viagens nas férias. Enfim, procure clareza de que sua renda não afetará outras contas no ano de 2024.
Para ter esse controle recomendamos que use aplicativos de gestão financeira, por exemplo o Minhas Finanças, disponível na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=cicero.minhasfinancas)
2. Escreva uma lista de pessoas que quer presentear (Como Economizar no Natal)
Desde já, sabemos que uma das tradições do Natal é presentear os amigos próximos e familiares, mas quando o assunto é economizar, uma das etapas mais relevantes é se planejar para não ser impulsivo na hora das compras.
Desse modo, o mais recomendado é que faça uma pequena lista com o nome das pessoas que irá dar o presente, bem como o valor que tenciona desembolsar para cada uma delas.
Tenha em mente que o monte integral deve ser correspondente ao cálculo que você pré-determinou.
3. Registre os gastos
Toda vez que efetuar uma nova aquisição associada com as refeições ou mimos, anote em um caderno, agenda ou até mesmo no bloco de notas do seu celular, de forma que tenha uma ideia do quanto está embolsando para ter um maior controle de suas finanças.
4. Faça uma pesquisa
Mesmo que você possua uma quantia considerável para estar gastando, o mais indicado é que faça uma breve pesquisa para assegurar uma economia expressiva. Esteja buscando por ofertas, saldos ou promoções de Natal e realize um comparativo entre eles.
Para tal finalidade, não compre do primeiro site ou estabelecimento que aparecer, averigue minuciosamente tanto para encontrar o presente de melhor qualidade ou preço quanto para garantir um desconto.
5. Explore os centros de comércio optativos (Como Economizar no Natal)
A princípio, os comércios de rua e os shoppings centers podem ser bastante atrativos e convidativos para fazer as compras de fim ano, porém, tendem a ter valores mais altos se comparados a estabelecimentos de pequeno porte.
Por fim, compre em lojas ou comércios de bairro/centro, bazares, feira artesanal, mercados de Natal e se possível nos e-commerces digitais, há sempre muita diversidade de itens para todos os gostos com preços acessíveis.
6. Elabore antecipadamente a ceia
Antes de mais nada, alguns ingredientes que marcam presença na culinária natalina como o azeite de oliva, frutas cristalizadas e bebidas, costumam ter uma elevação em seus preços no mês de dezembro.
Um fato muito relevante é que estes produtos não são perecíveis, ou seja, não estragam com rapidez, podendo ser armazenados por tempo indeterminado. Logo, adquiri-los de maneira antecipada, vai te auxiliar na economia.
7. Reutilize a decoração
Ao invés de jogar os enfeites ou comprar novos, tente reaproveitá-los e use sua criatividade para inovar. Por exemplo, nas taças usadas como enfeite para doces habituais da data comemorativa, adicione chocolates ou frutas secas. Ou caso queira algo mais fora do tradicional, coloque em cada prato uma pinha para marcar os lugares de cada membro da sua família na mesa.
8. Crie presentes por conta própria (Como Economizar no Natal)
Já imaginou ser presenteado com algo feito manualmente pela pessoa que mais admira? Neste ano, aposte em usufruir de suas capacidades artísticas para elaborar os presentes, isso é válido desde preparar um doce caseiro, fabricar uma peça de marcenaria ou pintar um quadro.
Saiba que tudo é possível quando você dá asas à imaginação e abusa da criatividade!
9. Considere a ideia de presentear coletivamente
Reúna-se com seus familiares ou amigos próximos para dar um presente de valor superior, como exemplo: caso seja um casal, tenha preferência por ofertar um presente singular.
10. Não faça compras de última hora
Antes de tudo, na confusão que gera-se nas lojas na semana que antecede o natal, a propensão é que as pessoas tomem decisões erradas baseadas na impulsividade.
Isto posto, tire um tempo do seu dia para resolver essa questão, perceberá que economizou muito mais. Além disso, ficar calmo durante as compras e longe da “correria”, impede que gaste imprudentemente e extrapole no saldo que você mesmo estabeleceu.
11. Evite dividir as compras e escolha pagar à vista (Como Economizar no Natal)
Quando for efetuar alguma compra, realize pagamentos imediatos; ao optar por esse meio de débito, há a viabilidade de negociar com o ambulante uma dedução no preço do item.
De acordo com o Serasa, os principais pretextos que causam o endividamento de muitos brasileiros são as aquisições com carnês de lojas, cartões de crédito e crediários.
Solicitar o parcelamento de suas compras só deve ser ponderada, se você deter uma quantia exata para pagar as faturas.
12. Crie um depósito de natal
Antes do natal chegar, comece a juntar dinheiro a partir de janeiro. Desenvolva uma estimativa do total que vai gastar em dezembro e divida pela quantidade de meses. A cada um mês, adicione esse valor para criar sua conta poupança.
Conclusão sobre como economizar no Natal
Nesta matéria, apresentamos 12 maneiras de como economizar no Natal e fugir de despesas desnecessárias. Ao seguir algumas destas práticas mencionadas acima, como planejar, procurar promoções e considerar presentes feitos em casa, pode-se desfrutar de um Natal cheio de diversão sem afetar sua renda mensal.
Ressaltamos que a magia das festas está nas experiências compartilhadas, no carinho e afeto transmitido, e não necessariamente nos gastos excessivos. Em razão disso, ao adotar essas medidas de como economizar no Natal, você não apenas preserva suas finanças, como também valoriza o verdadeiro espírito desta época.