Como dar remédio para gato sem estressar seu animal

Como dar remédio para gato sem estressar seu animal
PUBLICIDADE

Já tentou dar remédio para seu gato, ou mesmo dar comprimido na boca dele, como você fez isso? Os gatos são animais incríveis, delicados, persistentes, mas um tanto cuidadosos na hora de aceitar qualquer coisa mais incisiva.

Portanto, quando vamos dar remédio para o bichano temos uma grande dificuldade pela frente. Caso não façamos da maneira certa pode não conseguir medicá-lo.

Mas, como dar remédio para um gato sem estressar o bichinho?

PUBLICIDADE

Quando se tem um gato, em geral, achamos que não vamos ter trabalho, por serem animais mais independentes. Contudo, esse pensamento dilui quando chegar a hora de dar a medicação. O gato cospe o remédio fora, espuma, esturra, ficam bravos e aí vem o estresse.

É por isso que vamos dar dicas e técnica eficaz para essa hora tão complexa. Vamos tentar, pelo menos, facilitar um pouco nossas vidas, já que gostamos tanto de nossos animais. Encontre aqui em nosso artigo, uma maneira fácil na hora de medicar seu gatinho.

Fique conosco, pois as técnicas são simples para essa hora tão importante de cuidado com nosso animal.

Como dar remédio para o gato sem dificuldade?

Ter um animal doméstico é ter cuidados todo tempo, no entanto, uma hora ou outra vai precisa de medicação, mas nem sempre temos um veterinário ao nosso dispor 24 horas por dia para oferecer essa ajuda.

É importante que nós mesmo estejamos dispostos a aprender algumas técnicas para ajudar no trato com nossos pets, seja ele um gato ou um cachorro.

Muitos dizem que os cachorros são mais fáceis de lidar. Por outro lado os felinos não deixam seus donos efetuar algum tratamento, principalmente com comprimidos, com sucesso e de maneira fácil.

PUBLICIDADE

Porém, vamos concordar que existem, para cada tipo de animal, a maneira certa de lidar com ele, pendendo pelo lado psicológico, ou mesmo aplicando técnicas já estudadas para isso.

De acordo com a maioria dos veterinários os gatos são os animais mais difíceis de serem medicados, se tornando assim uma tarefa complicada para seus donos, porém não é impossível.

Leia também: Como escolher uma raça de gato para apartamento

Porque é difícil dar remédio para gatos?

A dificuldade em medicar um gato se faz a partir do momento que você está com remédio perto dele. Nesse sentido, se você acha simples colocar um comprimido dentro de uma carne e oferecer para um cachorro e ele comer, o gato pode agir diferentemente.  

Essa tarefa fica um pouquinho mais complexo em se tratando de felinos, dependendo de como é o seu gato, ele vai sentir o cheiro do remédio e não vai comer a carne. O olfato do felino é muito apurado, então o que parece simples, para um gato é extremamente complicado.

De certo modo os donos de pet, ou seja, de felinos em modo geral, dizem que para que eles consigam dar medicamento é preciso de muito esforço. Isto porque, como já foi dito, o gato fica bravo, agressivo, tenta morder e arranhar.

Sobretudo, não é uma tarefa simples de realizar, mas podemos aprender agora como é possível transformar esse momento em algo mais sadio, tanto para você quando para seu bichinho.

Transforme o tratamento em algo positivo ao fazer com que o remédio seja dado a seu gato de maneira simples, rápida e fácil.

Técnicas simples para dar remédio para o gato

Vamos aprender agora como medicar o gato sem que ele passe por alto estresse e você também. Muitos donos de gatos tem medo dessa hora,  uma vez que já levaram unhadas e foram mordidos violentamente. Mas, a partir de agora isso se tornará ainda mais simples.

Se você tem um gato, provavelmente tem dificuldade quando vai medicá-lo. Veja as melhores técnicas para dar comprimido para ele, sem que fique tão estressado e tente te machucar. Uma forma fácil sem estresse para inovar a hora de você dar medicamento para o felino.

1. Dê remédio segurando a cabeça do felino

Como cada gato tem seu jeito em particular, nossa primeira técnica serve para os gatos mais dóceis. Mas, fiquem tranquilos, pois vamos ajudar a todos os tipos de felino, sejam os mais agitados quando aqueles gatos mais bravos e os agressivos.

 Essa primeira técnica consiste em fazer da maneira tradicional, pois essa é válida também. Como já dissemos, têm gatos podem aceitar normalmente. Sendo assim, se o seu gato é mais dócil, vale a pena essa primeira técnica.

Você vai colocar o gato em segurança e com muito carinho em cima de uma mesa. Então, com a mão por cima da cabeça, segurada o maxilar, abra a boca do gato pela frente, assim não há perigo de mordidas, como quando colocamos o remédio pela lateral.

Essa técnica é valida para você que tem um animal mais tranquilo, pode colocar uma toalha enrolada no gato para prevenir de arranhões. Com bastante paciência, calma e sem estresse no animal. Indicamos para aqueles felinos mais dóceis, mas vale à pena tentar.

Veja o desenho:

Como dar remédio para gato sem estressar seu animal, os felinos tem dificuldade em tomar remédio, veja técnicas fáceis.
Dar medicamento para gato. (Imagem: Ilustrativa)

2. Segurar o gato de barriga para cima

Você pode também segurar o gato da barriga para cima entre as suas pernas e segurar a cabeça dele, do mesmo modo que na opção anterior. Pegue na nuca, como as mãe fazem com os filhotes. Desse modo não irá machucar seu gatinho.

Contudo, assim pode aplicar a medicação do mesmo modo que em cima da mesa, porém quando ele estiver de barriga para cima você pode colocar um remédio bem do lado da boca do gato e assim vai engolir naturalmente. Se o seu gato é um pouco mais bravo essa técnica pode ser eficaz.

Lembre-se que essas duas técnicas devem ser colocadas os comprimidos bem lá no fundo, sem machucar o felino. Mas, coloque na parte de traz da garganta com muito cuidado e rapidez.

Veja na imagem a seguir:

Dar remédio para gato bravo. (Imagem: Tirada do youtube “Gatoteca”.

3. Pasta de manipulação

Em nossas pesquisas para avaliarmos qual é a melhor maneira de dar medicamento para o seu gatinho encontramos uma pasta muito eficiente que encobre o cheiro com eficácia do remédio. Com isso, você pode administrar e dar o remédio em comprimido para seu gato sem estresse nenhum.

Pois bem, como não somos veterinários não podemos assegurar que a pasta funciona mesmo, mas encontramos e decidimos indicar para que vocês possam camuflado o cheiro do comprimido. A pasta tem nome de  PastaVet da CoperVet e garante total segurança para o felino.

Para mais informações acesse site CoperVet!

4.Aplicador  de remédio para gato

Para finalizar, o aplicador de comprimido para gato pode ser eficaz para seu felino. Essa é uma espécie de seringa usada para colocar o medicamento na língua do gato. Além disso, não precisa colocar o dedo dentro da boca do felino e correr o risco de levar uma mordida.

Ao colocar o remédio no ponto certo da boca do animal ele não irá cospir e sim engolir tranquilamente. Essa é uma técnica muito usada, porém às vezes há possibilidade de não funcionar com seu gatinho, pois ele pode se sentir retraído pelo aplicador.

Existem alguns gatos desconfiados. Então, acostume ele antes usar o aplicador.  Coloque ração e o aparelho perto do seu gatinho. Faça com que o seu gato se acostume antes de usar.

#Bônus

Vamos agora dar uma dica bônus que pode também funcionar com seu gatinho. Porém, essa dica leva um pouco mais tempo. Pegue o comprimido e antes de dar para seu gato e envolva esse comprimido na rotina dele. Deixe o comprimido perto de ação, ou algo que ele goste muito de comer.

Sobretudo, deixe próximo dele, para que sinta o cheiro e se acostume com o medicamento. Então, dê um petisco saboroso misturado com uma pequena porção do remédio, para que ele possa esperar ansiosamente por aquele horário.

Repita isso algumas vezes até que consiga colocar o comprimido inteiro junto com esse alimento gostoso, dessa forma fica mais descomplicado a tarefa.

Experimente a forma que mais te agradou, certifique que seu animal de estimação seja carinhosamente amparado sempre.

Dentre outras coisas as técnicas podem sim funcionar, porém vai depender de como seu gato é. Com medicamentos líquido é o mesmo processo, porém o uso do aplicador ou da seringa é o mais valido.

Aproveite e leia também:

Julia Rodrigues