Mastim Tibetano: O Cachorro Mais Caro do Mundo

Mastim Tibetano: O Cachorro Mais Caro do Mundo
PUBLICIDADE

O Mastim Tibetano é um cachorro diferente dos demais, tendo características únicas, tornando ele o cachorro mais caro do mundo.

Hoje para comprar um Mastim Tibetano é necessário desembolsar em média R$1,5 milhão, é um custo elevadíssimo que é justificável ao conhecer as características dele.

Abordamos todos os pontos sobre o cachorro mais caro do mundo, desde sua origem, aspectos físicos, cuidados que deve ter e treinamento. Conheça agora tudo sobre o cachorro mais caro do mundo.

Origens e História do Cachorro Mais Caro do Mundo

Cachorro Mais caro do mundo
Mastim Tibetano (Fonte: Freepik)
PUBLICIDADE

Em primeiro lugar devemos falar sobre origem e história desse que é o cachorro mais caro do mundo e tem algumas características bem interessantes.

A princípio, essa é uma das raças de cachorros mais antigas do mundo, tendo surgido por volta de 322 a.C, na região onde hoje é a China. 

Um fato curioso sobre sua história é que os estudiosos acreditam que ele é o primeiro cachorro acostumado a viver nas montanhas, sendo o princípio de todas as raças populares conhecidas hoje. Aliás, ele consegue respirar a 5000 metros de altura e é o único cão que consegue.

Diversas pessoas importantes da história já tiveram o Mastim Tibetano, por exemplo a Rainha Vitória, que era casada com Lorde Hardinge, pessoa importante da história indiana, pois em 1847 se tornou o vice-Rei da nação.

A passagem desse cachorro por famílias nobres não acaba por aí, acredita, em 1880 o Príncipe Eduardo VII do País de Gales comprou dois e os levou para a Inglaterra.

Embora ele tenha chamado atenção da nobreza, ele também era muito útil no campo e também servia para caçar. Aliás, há registros desse cachorro comandando alcateias, demonstrando o quão forte ele é.

Características Físicas do cachorro mais caro do mundo

PUBLICIDADE

Esse é um cachorro muito grande, chegando até 60 cm de altura, sendo um dos cachorros mais altos do mundo. Além disso, sua força bruta é gigantesca, pois pode pesar de 38 a 82 kg.

Ele é um cachorro do frio, da mesma forma que o Husky por exemplo, a diferença é que sua adaptação a ambientes quentes é melhor do que a dos outros cachorros, podendo suportar do frio do Alasca, até o calor do deserto.

Todavia, todos os anos ele precisa ir pelo menos uma vez para um lugar gelado, pois é de lá de onde vem sua origem e a falta das temperaturas baixas pode deixá-lo irritado.

Com relação ao seu pelo, ele é muito grosso, o que é esperado para um cão acostumado com um inverno rigoroso, mas quando colocado em um ambiente quente perde muitos pelos, ficando mais finos.Há muitas cores, as mais comuns são:

  • Preto
  • Marrom
  • Bege/Dourado
  • Lilás
  • Cinza com dourado nas patas
  • Branco
  • Vermelho

É permitido a mistura, podendo até acontecer uma mistura, por exemplo, há Mastiff Tibetanos Pretos com as patas douradas, entre outras misturas.

Um fato curioso está ligado ao seu desenvolvimento físico, pois é mais longo do que outros cães, essa raça de cachorro demora 04 anos até estar 100% desenvolvida, sendo um tempo alto, tendo em vista que outras espécies levam no máximo 02 anos.

Expectativa de vida do Mastim Tibetano

Por ser um cão bem forte fisicamente e tranquilo, apenas atacando para defender sua família, ele vive por muito tempo, chegando a 20 anos em muitos casos. 

Todavia, a média gira em torno de 16 a 18 anos, sendo uma das raças com tempo de vida mais longo.

Não nascem muitos Tibetanos por ano, pois cada fêmea passa apenas por uma ninhada e pelo cachorro ser extremamente grande, geralmente de 2 a 5 filhos no máximo.

Personalidade e Temperamento do Cachorro Mais Caro do Mundo

O cachorro mais caro do mundo é ótimo para guarda, essa é a principal característica deles, fazem de tudo por sua família, ele se encarrega de proteger a propriedade e tudo que há dentro dela.

Quando dizemos tudo, é tudo mesmo, até outros animais, seja gatos, tartarugas, coelhos, a partir do momento que algo passa a ser parte do que ele considera seu lar, ele fará de tudo para defender o território.

São muito carinhosos e apegados aos seus donos, não pensando duas vezes em se sacrificar para proteger os seus.

Válido ressaltar que são muito atenciosos, ou seja, precisam sempre de atenção dos seus donos.

Treinamento e Socialização

Como mencionado anteriormente o Mastim Tibetano é muito protetor, então acaba enfrentando dificuldades para socializar com pessoas desconhecidas.

A partir do momento que um estranho entra na casa ele fica agitado, há uma grande chance de ele atacar.

Sempre é essencial e indispensável seu treinamento, desde cedo ele precisa estar em ambientes sociais, caso contrário ele apresentará problemas, sendo de certa forma “antissocial”.

A partir do momento que ele recebe treinamento ele socializa sem problema e muitas vezes é usado em competições.

Lembrando que o treinamento não retira uma de suas principais características psicológicas que é ser um cão protetor.

Aliás, lembrando que esse treinamento não é para ele ser adestrado, pois isso não é possível, sua personalidade é muito forte e ele faz aquilo que lhe dá vontade. 

Sendo assim, o treinamento é no sentido de deixá-lo à vontade na residência e se um parente for te visitar, deve ir aproximando ele gradualmente em um processo que pode levar semanas, até ele se sentir à vontade.

Cuidados e Necessidades do cachorro mais caro do mundo

Como mencionado anteriormente ele precisa estar em ambientes gelados, sem isso ele apresenta irritabilidade, mas também acontece o prejuízo em suas funções fisiológicas, as principais são:

  • Redução de sua camada de gordura: ele acumula muita gordura devido as suas caraterísticas físicas e isso é normal. Uma curiosidade é que até para aplicar vacina nesse cachorro o processo é diferente;
  • Prejuízo de sua reprodução: se ele não ficar em temperaturas baixas o ciclo de reprodução das fêmeas é prejudicado.

Embora seja o cachorro mais caro do mundo, isso não significa uma baixa demanda de atenção, muito pelo contrário, vejamos agora outros cuidados que deve ter:

  1. Ambiente: ele tem que ficar em regiões abertas, onde possa correr para gastar sua energia;
  2. Rotina: por serem guardas, gostam de rotina, então, hora de comer, passear, dia de banho, horário para práticas de atividades físicas. Inclusive, essa sua proteção, dificulta até que amigos visitem a casa, pois se ele não gostar da pessoa e acreditar ser uma ameaça ao familiar atacará sem pensar duas vezes.

Quem pode ter um Mastim Tibetano?

Embora queira ter o cachorro mais caro do mundo, nem toda pessoa pode, por ele exige muita atenção e por sua personalidade exige algumas mudanças no lar.

Vejamos algumas características de quem pode ter um Mastim Tibetano, assim entenderá melhor as dificuldades que seus donos enfrentam:

  • Ter boas condições financeiras: esse cachorro não é encontrado para adotar, se quiser ter um precisará desembolsar em média R$ 1,5 milhão;
  • Não pode fazer festa com regularidade: ele não se dá bem com desconhecidos, sua principal característica é ser um cachorro para guarda, então ter muitas pessoas circulando em casa não é nada apropriado. Até mesmo a troca de funcionários é uma dificuldade.
  • Treinamento: sabe que ele precisa de rotina, então demandará uma ou duas pessoas dedicadas apenas para levá-lo a essas atividades. Além disso, treinar esse cão não é uma tarefa fácil e são poucos os especialistas que aceitam essa missão.

Desse modo, é difícil atender aos requisitos para que ele se sinta bem em sua casa.

Devido a esse papel de guarda ele se dá bem com crianças? Sim, mas salientamos que ele protegerá a sua família (você, marido, esposa, filhos) sejam crianças ou adultos. 

Se uma criança for brincar com ele sem o conhecer, como acontece geralmente com cães peludos, ela correrá sério risco, pois ele a atacará por acreditar ser uma ameaça.

A relação do Mastim Tibetano com outras raças

Anteriormente explicamos um pouco sobre a capacidade dele viver em altas altitudes, uma das coisas que possibilita isso é a sua competência para trabalhar em equipe, quando há um bando de Mastim Tibetano, eles trabalham do mesmo modo que uma alcateia.

Sobretudo, há uma diferença, as fêmeas são quem sinalizam o perigo, a partir do momento que o sinal é dado o macho fica em alerta e defende seu grupo ao perceber que acontecerá um ataque.

Inclusive, eles se tornam líderes de outras espécies e ensinam essas a viver em um bando, isso é comum ao ter contato com outros cachorros de guarda, como o Pastor Alemão e Rottweiler por exemplo.

Conclusão sobre o cachorro mais caro do mundo.

Inicialmente falamos sobre a origem desse cachorro que é de  322 a.C,. Sendo um cão das montanhas, o primeiro dos que se adaptam a condições extremas.

Ele se destaca fisicamente por sua força, sendo bem grande, chegando aos 60 cm de altura e pesando até 82 kg ao chegar à fase adulta, o que só acontece depois de 04 anos.

Sua expectativa de vida é longa, chegando a 20 anos, mas não nascem muitos por ano, por conta de suas características fisiológicas.

Sobretudo, é um cachorro muito apegado à família e protegerá os de seu lar com todas as suas forças. Embora essa característica seja boa, ela também gera problemas, pois não poderá levar muitas pessoas até sua casa.

Aliás, não é um cão para primeira viagem, deve ter experiência no cuidado de pets. Para depois buscar ter um Mastim Tibetano, já que é um cachorro que demanda muito de seus donos.

Como já se sabe, ele é o cachorro mais caro do mundo, sendo seu preço médio 1,5 milhão de reais.

Sem dúvida, é um cachorro fascinante, mas deve estudar muito sobre ele antes de comprar um, pois exigirá muitas mudanças em sua vida.

Agora, se quiser um cachorro mais tranquilo para cuidar, conheça as principais raças de cachorros ideais para o seu lar.

Felipe