O Fascinante Mundo Dos Animais Exóticos Como Pets
Toda vez que pensamos em adotar um bichinho, a primeira coisa que vem à mente são os mais comuns, como os peixes, cachorros, gatos. Mas sabia que é possível ter como pets, os animais exóticos.
Diferente das opções tradicionais que conhecemos, os animais exóticos trazem beleza, singularidade e uma experiência única para sua casa, porém, é preciso estar em alerta principalmente no momento da aquisição. Isso porque, alguns destes animais silvestres só podem ser comercializados com permissão do IBAMA, logo, se o fornecedor não possuir autorização será classificado como “crime”.
Outro ponto importante é que ao decidir criar um pet exótico, o dono deve certificar-se de que o animal pode ser docilizado e estar disposto e preparado para atender os cuidados que o animal irá precisar.
Portanto, sugerimos que leia a matéria até o fim para descobrir quais os animais exóticos que se pode ter em casa e entre outros dados relevantes.
12 Opções de pets exóticos
De início, um dos principais motivos que levam as pessoas a considerarem adotar um bichinho exótico, é o fato de que boa parte não dá trabalho e o desejo de ter algo diferente. A lista é um pouco extensa, mas selecionamos 12 pets atípicos para ter em seu lar. Confira!
1.Jiboia
Primeiramente, a jiboia é uma cobra não venenosa, e por essa razão, não oferece nenhum perigo para os seres humanos. São serpentes de padrão médio, podendo chegar a 4 m de comprimento, sendo famosas pelas suas manchas em formatos geométricos em sua pele.
Para mais, ela é carnívora por natureza e, de preferência consome pequenos mamíferos, como morcegos, roedores e até mesmo aves. Em um cativeiro, elas podem viver cerca de 20 anos, e possui uma diversidade de cores, tanto que algumas apresentam cor cinza, preta ou marrons.
Pode ser encontrada nos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia, e para tê-la como animal exótico, é necessário contatar os responsáveis legalizados pelo Ibama. Outrossim, é que quando falamos de animais exóticos, é fundamental ter cuidados especiais relacionados à alimentação e ao local de destino.
Em tal caso, a jiboia precisa de um habitat apropriado às suas demandas, logo, é recomendável fazer consultas com especialistas e médicos veterinários para assegurar maior tempo de vida.
2. Rato Twister
Diferentemente dos ratos dos esgotos, o rato Twister não transmite nenhuma doença e é uma espécie de roedor limpo. Assim como os porquinhos-da-índia e os hamsters, eles são bons companheiros, amigáveis, ativos e amam brincar.
Além do mais, existem muitos padrões de cores, como branco/albino, preto ou marrom, e no que toca ao seu tamanho, é relativamente um animal exótico pequeno, medindo em torno de 30 centímetros, o que inclui sua cauda, e pode viver de 2 a 4 anos.
Por fim,por ser um pet que precisa estar em atividade, caso não gaste energia com brinquedos, ele pode se sentir estressado ou entediado.
3. Tartaruga Tigre d’água
Embora tenham uma aparência similar ao das tartarugas,elas são classificadas como cágados. Essa espécie habita locais com água doce, como lagos, rios e pântanos dos seguintes países: Brasil, Argentina e Uruguai.
Em consequência da sua coloração, também é chamada de tartaruga verde-e-amarela, e quando alcançam a fase de maturidade, pode medir até 25 centímetros de comprimento.
Demais, sua alimentação é baseada tanto em comida animal quanto vegetal, ou seja, ela é onívora, e podem viver 30 anos.
Caso queira adquirir uma tartaruga tigre-d’água, deve entrar em contato com um vendedor para saber se a comercialização foi autorizada pelo Ibama. Aliás,uma das ameaças que esse animal exótico sofre é a captura dos ovos para tráfico ilegal.
4. Chinchila (Animais exóticos)
Acima de tudo, a chinchila é um animal exótico nativo das montanhas geladas dos Andes, no Chile. É um pet perfeito para pessoas que residem em apartamentos ou casas, isso porque são calmas, não fazem barulho e não são tão difíceis de cuidar, quanto a outros pets.
Aliás, esses animais adoram gastar energia, logo, o correto é ter gaiolas com grandes espaços e uma estrutura que possibilite o animal fazer exercícios, bem como fazer passeios em ambientes externos são indicados.
O roedor pode pesar entre 80 a 300 gramas, atingindo 1 kg e mede cerca de 30 cm. Ainda que haja uma variedade de cores, os mais típicos são de pêlos acinzentados e,do mesmo modo que outros bichos, sua dieta deve ser equilibrada, o que envolve frutas e rações específicas.
Enfim, esses pets quando bem tratados podem viver por mais de 10 ou 20 anos!
5. Calopsita
Sobretudo, as calopsitas tendem a viver em bandos de centenas ou milhares de sua espécie, e é um pássaro natural da Austrália. Em seu ambiente nativo, costumam preferir os campos abertos e nem tão distantes de rios de água doce.
É uma ave de porte pequeno, pesando em torno de 80 gramas, é popular pela sua crista eriçada, que lembra o cabelo moicano. Em vista disso, também é conhecida como papagaio-de-crista, além de sua cauda, que é sua marca registrada, que mede cerca de 15 centímetros.
São animais exóticos dóceis, sociáveis, companheiros e amam interagir com seus tutores, e assim como os papagaios, as calopsitas encenam sons que ouvem com frequência, e sua expectativa de vida é de 15 anos.
6. Cacatua (Animais exóticos)
Você já deve ter assistido ao filme Rio, não é? Sabe que o vilão da trama é a cacatua Nigel, um animal exótico que pode ter uma altura de 40 e 50 centímetros, chegando a pesar até 1 kg.
É uma espécie muito brincalhona e simpática, e um de seus principais cuidados inclui a atenção por pelo menos 11 horas, parece muito, mas é o indicado para que ela não fique inquieta durante o período noturno.
Um detalhe muito importante é sua duração de vida, já que elas podem viver 70 anos, sendo uma excelente companhia para as pessoas.
7. Coruja
O que muitas pessoas não sabem é que as corujas podem sim, ser adotadas e domesticadas. Contudo, algumas espécies encontram dificuldade para se adaptarem, por isso, antes de ter a sua, procure saber se a domesticação é permitida.
Algumas das raças deste animal exótico que você pode ter em seu domicílio são as seguintes:
- Corujão-da-Virgínia;
- A Coruja Orelhuda;
- Coruja Suindara;
- Coruja Buraqueira.
Por sua vez, o tutor precisa de autorização de um órgão responsável para ter posse da coruja, e as fases que englobam esse processo inicia com o cadastro SisPass, ter idade igual ou superior a 18 anos e ter o CTF(Cadastro Federal de Tecnologia).
Após isso, a instituição fará uma visita e conferirá suas documentações pessoais, a partir deste momento, sua permissão para criar uma coruja doméstica pode ser ou não concedida.
8.Iguanas (Animais exóticos)
Primeiro, as iguanas são classificadas como répteis, são oriundos do continente americano e também estão presentes na lista de animais exóticos. É possível encontrar nos biomas da Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado e se você tem interesse em adotar esse animal, saiba que pode tê-la desde que compre de um criadouro decente e regularizado pelas autoridades.
Não crie expectativas de que assim como os cachorros, elas podem dar carinho e serem apegadas ao dono, a iguana é um bicho que não gosta de ser incomodado. Em seu ambiente natural, passa a maior parte do tempo em árvores.
Em razão disso, os terrários possuem galhos e troncos, para que ela consiga se locomover ou trepar, além de que, os terrários são espaços onde são reproduzidos de forma parecida, às circunstâncias ambientais de determinada espécie.
À vista disso, a temperatura certa para a iguana é de 28° a 32° graus, assim, obtenha informações objetivas sobre os cuidados para ela.
9.Minipig
O minipig ou miniporco é um animal extremamente brincalhão, inteligente, amoroso, dócil e sociável, e como pet exótico é uma boa alternativa para sair do convencional. Em sua fase adulta, não excedem a altura de 60 centímetros.
Mais a mais, os minipigs amam comer e quando sentem fome, têm o hábito de pedir por comida insistentemente para seus tutores. Em contrapartida, esses pets não exalam odor algum e são muito limpos, diferente dos porcos de fazendas.
Tal e qual aos cachorros, esses animais gostam de passear, logo, se procura um bicho companheiro para todas as horas, o minipig é a melhor escolha.
10. Furão
Adiantamos que o furão não é um animal nativo do Brasil, mas ele vem ganhando o coração de muita gente e tornando-se um pet exótico para ter em casa. Seu corpo é alongado e fino: os machos são maiores que as fêmeas, tendo entre 38 a 41 cm de comprimento, com exceção da cauda.
Ademais, no tocante a sua expectativa de vida, a média é de 6 a 10 anos, e uma de suas características mais dominantes é a personalidade enérgica. Pois ele é um animal muito agitado e que necessita brincar para gastar sua energia.
Por enquanto, não há criadouros dessa espécime em território brasileiro. Então, aquele que quiser criar um furão deve comprar em berçários estrangeiros, o que por sua vez, não sairá tão barato. Para terminar, ter um “ferret” exige que o tutor possua aprovação do Ibama e que o animal seja castrado e chipado.
11. Coelhos (Animais exóticos)
A princípio, os coelhos são outra sugestão de animal exótico para ter sob seus cuidados, suas particularidades físicas são: dentes avantajados, orelhas compridas, pelos macios e longos. São bichinhos mansos e tímidos, mas que se assustam com facilidade, são velozes podendo atingir em pouco tempo uma velocidade de 50 km/h, então, é crucial que tenha muita atenção às fugas.
A espécie tem uma variação de cores, que podem ser desde do marrom, branco ao cinza e padrão de porte. Pesam de 1 a 7 kg, de acordo com a raça, e vivem de 8 a 12 anos.
12. Hamsters
Por último no nosso ranking de animais exóticos, está o hamster, um roedor pequeno e sociável. Um traço comum desses pets é a dimensão de suas bochechas, sendo estas enormes e que servem como bolsas para eles armazenarem alimentos e os levarem até sua toca.
Ainda mais, há espécies que podem ser domesticáveis, e uma delas é o hamster-sírio, que pode pesar 140 gramas e medir 20 cm de comprimento. Se compararmos sua duração de vida aos dos cães e gatos, esses bichos vivem bem pouco, entre 1 a 3 anos.
A alimentação desse animal éxótico é com rações e encontra em vários lugares com facilidade, um deles é no site da petlove.
Conclusão sobre os animais exóticos
Neste post, abordamos um tema controverso para muita gente, os animais exóticos como pets domésticos. Embora seja emocionante ter um bicho incomum em casa, é importante considerar os impactos negativos que isso pode ter tanto para o animal quanto para o meio ambiente.
Sobretudo, como mostrado ao decorrer do texto, os animais exóticos são espécies que não são nativas de uma região e que são mantidas como bichos de estimação e a posse destes são regularizadas por leis que visam proteger a fauna natural e impedir a entrada de espécies invasoras.
Além disso, mostramos 12 animais exóticos para você adquirir, descrevendo suas individualidades, peso,altura e seus aspectos comportamentais. Vale ressaltar que cada animal exótico é único e tem necessidades específicas de cuidados, precisando de condições de ambiente complexas que são complicadas de serem reproduzidas em um local doméstico.
Como estamos falando de pets para criar em casa, os gatos são uma preferência de muitos. Logo, deve-se saber como escolher uma raça de gato para apartamento para que não tenha problemas com a adaptação do felino.