Melhores raças para cão de guarda e proteção da família

Melhores raças para cão de guarda e proteção da família
Você sabia que existem muitas raças específicas para cão de guarda? A seguir veja as melhores raças para cão de guarda e proteção da família.
PUBLICIDADE

Separamos para vocês as 13 das principais raças de cães para a guarda no mundo. Entre elas as melhores e mais indicadas por criadores e conhecedores de raça de cachorro para esta finalidade. Confira quais delas pode servir melhor para a proteção de sua família.

Sabemos que os cães são animais magníficos, cada um com seu jeitinho peculiar. Além disso, algumas raças nos ajudam no trabalho e protegem nossa família. Então, confira agora quais as melhores raças de cão de guarda e proteção da família.

Quantas raças de cão de guarda existem?

As raças de cão de guarda são inúmeras e estão espalhadas pelo mundo todo. Existem aquelas mais conhecidas, bem como as que nunca ouvimos falar.

PUBLICIDADE

No entanto, todas elas são raças fortes que podem ser uma ótima opção para a segurança familiar. Lembre-se que para um cão se tornar um bom companheiro, obediente e de guarda precisa ser adestrado adequadamente.

Então, certifique-se de como isso funciona e qual a diferença entre Adestramento, Psicologia Canina e Reabilitação, antes de adquirir uma raça forte e poderosa.

Confira as melhores raças de cão de guarda

  1. Pastor Alemão

Pastor Alemão e seu filhote: Melhores raças para cão de guarda e proteção para sua família.
Pastor Alemão e seu filhote. Imagem: Ilustrativa.

O Pastor Alemão é uma das raças mais conhecidas no mundo. E como o nome diz, tem origem na Alemanha. Sobretudo, os cães da raça foram criados com o objetivo de cães pastores por terem as melhores características e qualidades para o pastoreio

Pastor Alemão é uma raça muito dedicada e por isso podem ser treinados facilmente. Além de serem cachorros versáteis e leais aos seus donos. O Pastor Alemão é também uma grande raça de cão de guarda, um ótimo protetor de residência e a raça preferida para serviços policiais.  

2. Akita

Cachorro Akita. Imagem: Ilustrativa.

Quem podia imaginar que o Akita é uma raça de cão de guarda? Ainda mais por terem fama de teimosos e agressivos. O Akita é uma raça de cachorro originário do Japão e foi criando há muitos anos atrás, cerca de três mil anos.

Um cachorro de grande porte e muito admirado em diversas partes do mundo. No entanto, sua imagem não é de um cachorrinho dócil, uma vez que é considerado bastante agressivo com estranhos.

PUBLICIDADE

Por ser um cachorro territorial pode agir de maneira bastante inconstante, destemperada e atacar para defender sua casa.

Mas, nada que um bom adestramento não resolva, transformando-o assim em um grande companheiro e cão de guarda.

Um Akita bem treinado pode ser um ótimo protetor para você e sua família. A primeira vista um cachorro com porte físico bastante intimidador, que certamente impões bastante respeito.

Antes de tudo, o Akita é uma ótima raça para cão de guarda. Diferente dos cães pastores a raça Akita não é utilizado na policia por conta de seu temperamento instável.

Além disso, em alguns momentos pode ser um pouco desobediente e isso desagrada o trabalho policial. Todavia, como cão de guarda é excelente para proteger você seus familiares!

3. Doberman

Melhores raças para cão de guarda e proteção para sua família. Imagem do Doberman.
Doberman. Imagem: Ilustrativa.

O Doberman é uma raça bastante conhecida aqui no Brasil. Pertencente ao grupo dos pinschers, uma raça bem menor e diferente em diversos aspectos.

No entanto, de certa forma os pinschers são bastante parecido fisicamente com os Dobermans principalmente em relação à cor e a pelagem. Ao observar um pinscher nota-se que é aparentemente um Doberman em miniatura.

A raça de cachorro Doberman tem origem Alemã e foi desenvolvida em meados de 1860. Esse cão foi criado excepcionalmente para guarda e proteção de pessoas.

Os Dobermans ficaram ainda mais conhecidos no Brasil através da trilogia The Doberman Gang em 1972 de Byron Ross Chudnow. O filme conta a história de uma matilha de cães dessa raça que eram treinados por ladrões para cometer diversos crimes.

O Doberman é um cão muito bonito, carinhoso, brincalhão, mas impõe respeito quando se trata de ser um cão de guarda. Sendo assim um ótimo cachorro para proteger sua casa e todos os membros da família.

4. Fila Brasileiro

A raça de grande porte foi desenvolvida no Brasil para ser utilizado como cão de guarda. Atualmente, é reconhecida internacionalmente como uma raça brasileira bastante força.

Uma raça imponente que serve especialmente para exercer a função de cão de guarda. O Fila brasileiro é um cachorro bem grande, pesa em media 80 quilos.

Mesmo com todo esse tamanho tem grande agilidade, bem como força para fazer um bom trabalho de cão de guarda. A raça é naturalmente aversiva a desconhecidos. Então, isso o torna um exímio cão de guarda para proteger a família.

Mas, por outro lado, um cachorro muito amoroso com seus donos. Sua agressividade é mesmo com pessoas estranhas que entram em seu território.

Um cachorro de raça brasileira e ideal para guarda Melhores raças para cão de guarda

5. Mastim Napolitano

Melhores raças para cão de guarda e proteção para sua família. Matilha de  Martim
Mastim Napolitano.Imagem: Iluatrativa.

Este é um cão de porte grande que assusta só de olhar. O Mastim é uma raça de cachorro ideal para a guarda de território grande, bem como chácaras, sítios ou fazendo. Uma vez que seu porte é avantajado e assusta bastante qualquer intruso.

Porém, é um grande auxiliar em proteção pessoal e familiar. A princípio, o Mastim tem origem italiana, bastante territorialista e excelente cão de guarda. Essa raça é fisicamente forte e musculosa, pode não ser agradável para  estranho, mas um ótimo companheiro para seus donos.

6. BullMastiff

Bulmastiff é uma raça de cachorro que se originou na Inglaterra. Criado principalmente para guarda e proteção pessoal. No entanto, se dá muito bem com crianças e pode ser um ótimo cão de companhia.

Um cachorro lindo, inteligente e protetor, gosta da interação familiar, mas necessita de bastantes exercícios e brincadeiras. BullMastiff tem força e energia de sobra é um ótimo cão de guarda e pode ser um excelente trabalhador.

Mesmo sendo uma raça de cão de grande porte, ter aparência de bravo é carinhoso com seus donos e gentil em suas brincadeiras. Ele e calmo e tranquilo, mas quando se trata de guardar seu território exerce um ótimo trabalho perante estranhos.

Para que seja um cachorro sociável, adestre e mantenha-o em contato com outros animais e pessoas. Assim terá o equilíbrio necessário para um perfeito cão de guarda.

7. Rottweiler

Rottweiler Melhores raças para cão de guarda e proteção para sua família.
Rottweiler. Imagem: Ilustrativa.

Rottweiler é uma raça muito conhecida aqui no Brasil. Usado como cão de guarda e cão policia. Um cachorro que só de olhar já expressa intimidação a qualquer pessoa. A raça é poderosa e tem a mordida considerada uma das mais fortes no meio canino.

A raça de cachorro Rottweiler tem sua origem na Alemanha. No início foi criada por açougueiros para o trabalhar com gados na época. Mas com toda sua força e inteligência passou a exercer com eficácia o trabalho de cão de guarda.

Até hoje os cães da raça Rottweler são considerados as melhores para trabalhar como cão de guarda.

8. Bull Terrier

Bull terrier. Imagem: Ilustrativa.

Bull terrier é uma raça inglesa criada por James Hinks através do cruzamento de buldogues e english white terrier. A raça teve origem no ano de 1860 e desde então ficará conhecido no mundo todo.

Uma raça de cachorro lindo, corajoso, independente e brincalhão que ama crianças. Bull terrier é bastante obediente, fiel, poderoso e um exímio cão de guarda.

Bull terrier apresenta um temperamento equilibrado, porém pode ser teimoso e cabeça dura em algumas ocasiões. O treinamento pode ser a chave para ter um companheiro e cão de guarda excelente.

9. Boxer

Deutscher Boxer.Imagem: Ilustrativa.

Mais uma das raças bastante conhecida no Brasil. Esse cachorro além de cão de guarda pode ser um grande companheiro para a família toda. Com a personalidade equilibrada e brincalhona pode se transformar em um grande amigo de seus filhos e ser sociável com outros animais, além de proteger a casa.

A raça de cachorro Boxer é originária da Alemanha, surgiu através da descendência de cachorros da raça Bullenbeisser – cão de caça de animais de grandes, como ursos e javalis.

Atualmente, o Boxer é adquirido como cachorro de companhia por ser sociável com crianças e outros animais. Mas ele é um ótimo cão de guarda e adestrá-lo pode ser bastante simples.

10. Dogue Alemão

Dogue Alemão. Imagem: Ilustrativa

O Dogue Alemão, também é conhecido como o cão dinamarquês. É um cachorro de porte gigante que pode ser utilizado como cão de guarda, bem como cão de companhia.

Dogue Alemão tem o temperamento tranquilo e bastante equilibrado. Sobretudo, uma raça de cachorro fisicamente elegante e imponente.

Contudo, um cachorro amoroso mesmo com todo esse tamanho pode ser sua melhor companhia de quatro patas.

Portanto, se quer torná-lo cão de guarda precisa adestrá-lo bem, pois essa raça faz amizade muito fácil com estranhos. Mas, quem vai encarar um cachorro com todo esse porte?

Ele impõe respeito no portão e pode proporcionar uma excelente proteção para a sua casa. Isso por que se perceber algum movimento estranho, certamente irá soltar um alertar para seus donos imediatamente.

Provavelmente não irá atacar, mas vai encurralar o invasor e bota-lhes medo caso precise.

11. Rhodesian Ridgeback

Rhodesian Ridgeback. Imagem: Ilutrativa.

Rhodesian Ridgeback, é conhecido como o leão-da-rodésia, uma raça perfeita para cão de guarda. Este cachorro pode ser um tanto difícil de ser encontrada aqui no Brasil, mas vale a pena conhecer sua eficiência como cão de guarda.

Sua origem vem das regiões do Zimbabwe na África e foi bastante utilizado para proteção e caça. Por ter sido criada em regiões hostis é um cão de guarda bastante corajoso e perfeito protetor.

Rhodesian Ridgeback é quase uma raça selvagem, que na antiguidade protegia as aldeias dos leões e também os caçavam.

A raça não é violenta ou agressiva em demasia, mas pode encurralar sua presa e tem uma mordida poderosa. Além disso, é um cachorro independente e muito bonito.

De temperamento silencioso que provavelmente vai impor respeito ao proteger sua casa. Para que se torne um grande protetor e companheiro é interessante adestrá-lo.

12. Mastim Tibetano

Mastim Tibetano: Melhores raças para cão de guarda e proteção para sua família
Mastim Tibetano. Imagem: Ilutrativa.

O Mastim Tibetano é um cachorro que só de olhar já dá medo. Um animal forte, corajoso e uma das raças com maior índice de agressividade no mundo, principalmente com estranhos.

Porém quando criado da maneira correta pode ser tornar um bom companheiro, amoroso e protetor ao seu dono. Um cachorro que precisa ser equilibrado através de adestramento desde filhote, uma vez que assim terá total controle sobre seu poder.

Quando treinado, pode se socializar com outros animais e conviver em harmonia com seus donos.

13. Kangal

Kangal. Imagem: Ilustrativa.

Para finalizar, apresentamos o Kangal, uma raça de cão muito linda de origem turca. Além de um excelente cão de guarda é também um dos maiores cães de pastoreio do mundo.

É um cachorro de porte grande que foi utilizado em batalhas histórias no passado. Um cachorro com muita energia que precisa de cuidados especiais, espaço físico e adestramento.

Indicado para proteger áreas grandes como fazendas e sítios, corajosos e destemidos no trabalho, um perfeito cão de guarda.

Gostaram?

Existem muitas outras raças de cães de guarda no mundo, algumas delas bastante conhecidas aqui no Brasil. Caso se lembre de mais algumas dessas raças magníficas, deixe nos comentários para que possamos fazer a parte II desse artigo. Abraços!

Julia Rodrigues