Raças de Cachorro: Guia Completo para Escolher o Pet Ideal para seu Lar
Pretende comprar um cachorro, mas tem dúvida sobre qual raça escolher? Selecionamos as principais raças de cachorro e mostraremos as características de cada uma.
Aliás, entenderá sobre o comportamento da raça de cachorros, conseguindo ter um cão de acordo com o seu lar, essa informação é muito útil principalmente se tem crianças na sua casa e tem medo do animal atacá-la.
Sobretudo, entenderá os cuidados que precisa ter com cada um das raças, ou seja, os principais detalhes que precisa considerar se quer ter um pet doméstico de acordo com sua família está aqui. Continue lendo e encontre a raça de cão ideal para o seu caso.
1. Husky Siberiano
Em primeiro lugar, o Husky Siberiano é uma das raças de cachorro mais conhecidas no mundo por conta de sua beleza, mas será que ele é o mais adequado para o lar brasileiro?
Se trata de um cachorro com muita energia e forte; ele foi treinado para aguentar longas distâncias e para atingir objetivos pesados.
Ademais, é um pet grande, tendo de 51 a 60 cm e pode chegar a pesar 44 kg, sua pelagem é robusta, tendo duas camadas que servem para protegê-lo do frio intenso, sendo uma das suas adaptações por conta do habitat ideal.
Aliás, ele é recomendado para quem mora em ambientes frios, pois acaba sofrendo muito no calor. Portanto, no Brasil, recomendamos essa raça de cachorro para quem mora na região sul pois é uma temperatura mais amigável.
O temperamento do Husky é uma das mais amigáveis, embora sua cara seja intimidadora ele é indicado para lares com crianças, pois se adapta fácil e adora brincadeiras.
Sobretudo, é um animal muito inteligente, mas independente, então é difícil treiná-lo, pois ele cria suas próprias regras. Agora, se gosta de praticar atividade física e quer que ele te acompanhe, essa atitude não encontrará barreiras para ele se acostumar, pois ele ama atividade física.
Por fim, sua expectativa de vida é longa, sendo de 10 a 15 anos, portanto é um pet que te acompanhará por muito tempo.
2. Poodle (Raças de cachorro)
A princípio, o Poodle é uma das raças de cachorros mais conhecidas no mundo todo e dificilmente causa uma má impressão, na verdade chama atenção por seu belo liso e macio.
Sua cor é um destaque pela diversidade, havendo Poodles brancos, marrons, pretos, entre outras cores.
Também é um animal com uma cara alegre, demonstrando o quão fácil se adapta aos lugares e faz sucesso por onde passa.
Não é um animal doméstico grande, tendo no máximo 52 cm e também é leve para a média, pesando de 2 a 23 kg no máximo,
Entre todos os pontos fortes sua personalidade é o grande destaque, sendo divertido, esperto e agitado, por isso muitas pessoas o amam.
É uma boa raça para criança? Sem dúvida ele é recomendado, pois é pequeno e gosta de brincadeiras, portanto seu filho ou parente gastará muita energia enquanto se diverte com essa raça de cachorro.
No que diz respeito a expectativa de vida o Poodle vive muito, chegando a 18 anos, sendo uma vida longuíssima para um pet.
Sobretudo, ele exige alguns cuidados, principalmente com seu pelo que deve ser lavado com regularidade. Aliás, recomendamos que leve ele para cortar os pelos pelo menos 2 vezes ao ano, de preferência nas estações mais quentes.
3. Boxer
O Boxer é um cachorro muito calmo, o que contradiz com a sua aparência mais séria devido às rugas, mas ele é um cão tranquilo e agitado que se dá bem com toda a família.
Quando essa raça de cachorro surgiu o intuito era que ele fosse um cão-guarda de médio porte, com o tempo ele foi se adaptando aos lares, tendo um papel mais doméstico
Seu tamanho é considerado grande, tendo de 52 cm a 63 cm e pode pesar até 32 kg. Não é indicado para quem vive em fazendas ou lugares afastados, pois seu focinho é frágil, sendo ideal para a região metropolitana. Todavia, ainda deve ter uma área de lazer para que ele brinque e gaste sua energia.
O tempo de vida desse cachorro não é muito grande, vivem geralmente de 8 a 10 anos quando bem cuidados.
Conforme avançam sua idade, as idas ao veterinário se tornam mais frequentes e sua energia diminui, passando a ficar mais tempo quietos e dormindo.
O cuidado que precisa ter com ele é no que diz respeito a sua pele, embora ela seja fina, acaba o incomodando no decorrer do tempo se ficar muito tempo sem escovar.
Procure realizar a escovação 1x por semana, quando estiver trocando de pelo escove 2x por semana (geralmente é durante a primavera).
4. Shih Tzu (Raças de cachorro)
Um fato curioso é o significado do nome dessa raça, Shih Tzu quer dizer cão leão que tem sua origem em uma lenda chinesa.
Em primeiro lugar, essa raça de cachorro é pequena, tendo de 25 a 27 cm, também são bem leves, pesando de 4 a 8 kg.
Seu pelo é o que mais chama atenção, principalmente por conta do alto volume e quando bem cuidados ficam lindos.
Devido à dificuldade de limpeza do pelo o mais recomendado é ir até um pet shop. Sobretudo, corte o pelo a cada 5 meses no mínimo, pois ele pode gerar incômodo no pet durante as estações quentes.
São excelentes companheiros, dificilmente demonstram agressividade e gostam de estar próximos dos seus donos. Aliás, esse pode ser um problema se trabalha muito e não para muito em casa, é necessário ensiná-lo desde cedo a ficar sozinho.
Ademais, não é um cachorro que demanda muito tempo, pois seu nível de energia é baixo e gostam de ficar deitados. Como consequência, não são recomendados para serem guardas do lar, pois não “impõem respeito” por conta das características que mencionamos.
Ele é um cachorro que vive por muito tempo, em média de 10 a 16 anos, mas deve ter cuidado com a saúde, pois é característica do Shih Tzu ter ceratites, úlceras de córnea, entre outros problemas. Portanto, sempre o leve ao veterinário para que sua saúde seja verificada.
5. Golden Retriever
A raça Golden Retriever é uma das mais populares do mundo, sendo cães extremamente bonitos com pelos em tom amarelado.
No geral são muito grandes, seu porte vai de 51 a 61 cm, podendo pesar até 31,5 kg.
Quando essa raça surgiu o objetivo era que eles auxiliassem em pescarias, sendo os responsáveis por buscar os animais na água quando estiverem muito longe. Por essa razão gostam muito de água, sendo sua principal fonte de diversão.
Seu temperamento é muito amigável, são carinhosos, companheiros, afetuosos e até fazem birra quando suas vontades não são atendidas.
Gostam de ficar perto de pessoas e nunca recusam um chamego. Os veterinários indicam essa raça para quem tem criança.
Quando bebês o Golden fica sempre perto como um “guardião” quando crescem rapidamente se tornam melhores amigos do animal, fazendo tudo com ele, (é uma ótima escolha se seu filho é muito agitado, pois brincará o dia todo com o pet).
Por falar em atividades, é indispensável que esse cão se exercite, portanto terá que levá-lo para parques e lugares onde ele consiga brincar, busque passear pelo menos uma vez por dia com ele.
São extremamente inteligentes, rapidamente aprendem truques e quanto mais atividades e produtos comprar para o estímulo cerebral melhor será.
Tem um tempo de vida razoável, de 10 a 12 anos, com relação a sua saúde, o principal problema enfrentado é a obesidade, portanto, cuide bem da alimentação, de preferência para rações de boa qualidade, recomendamos que acesse sites como o Petz, pois lá encontra diversas possibilidades (https://www.petz.com.br/cachorro/racao).
6. Chihuahua (Raças de cachorro)
Em primeiro lugar o Chihuahua é uma das raças de cachorro agitada que embora seja pequena, dócil, brincalhona, sociável e fofa também se destaca por fazer muito barulho e também é uma espécie que treme constantemente.
Aliás, são bem medrosos, pois são muito pequenos, tendo de 12 cm a 20 cm, o que faz qualquer objeto ou criança parecer gigantesco quando comparado a eles.
Alguns pensam que por ele ser pequeno não precisam passear com ele, mas a realidade é o oposto disso, ele tem muita energia e adora brincar, então é necessário levá-lo a parques ou caminhadas.
Sobretudo, o Chihuahua tem uma saúde muito forte e dificilmente apresenta problemas. Todavia, conforme a idade avança ele passa a ter problemas na visão, o principal é o glaucoma.
Como o pelo do cachorro é fino ele não se dá bem com o frio, então se mora em uma região gelada, indicamos que tenha um pet mais peludo.
Sobretudo, sua expectativa de vida é alta, de 14 a 16 anos, em alguns casos atingem 21 anos.
Uma curiosidade é que ele já foi o menor cachorro do mundo, recorde que foi alcançado pela chihuahua Miracle Milly, que na fase adulta tinha apenas 9,65 cm.
7. Bulldog Francês
Em primeiro lugar, o Bulldog Francês é um cachorro enérgico enquanto se desenvolve, mas ao chegar na fase adulta passa a ser mais calmo.
São extremamente independentes, gerando uma certa rebeldia, fazendo basicamente o que quer na maior parte do tempo, exceto contratar um adestrador e treinar de novo.
Embora ele seja rebelde, tem um forte apego com o dono e gosta de estar próximo, então é indispensável passar tempo de qualidade com ele.
Sobretudo, ele acaba não sendo muito inteligente, portanto é um cachorro fofo, mas que não consegue aprender truques com facilidade.
Ademais, ele é muito territorialista, não se adaptando facilmente a outros animais, exceto se ele chegar depois, situação em que há uma certa hierarquia.
Vivem por um tempo considerável, sua expectativa de vida vai de 10 a 12 anos.
Há alguns cuidados que deve tomar com a saúde desse pet, ele enfrenta problemas para respirar, por conta de suas características fisiológicas, seu focinho é curto e quando está em lugares quentes encontra dificuldade para mandar ar para seu corpo.
8. Pastor Alemão (Raças de cachorro)
Como o nome sugere, essa raça de cachorro surgiu na Alemanha, sendo um cachorro extremamente inteligente e forte.
Ademais, como ele tem muita energia, é uma das raças de cachorro com maior desempenho cerebral e por serem obedientes são perfeitos para guarda do lar e para a atividade policial.
Seu temperamento é considerado excelente, pois são muito fiéis e tem um apego muito grande com seu dono fazendo de tudo para proteger sua família.
Por ser um cão de porte físico robusto, tendo até 62 cm de tamanho e pesando entre 30 e 43 kg, sua expectativa de vida é grande, vivendo até 14 anos.
Há alguns cuidados que precisa tomar para preservar a saúde, é indicado que faça atividades com regularidade e compre brinquedos que o estimule, pois visando o bem-estar ele deve sentir útil para seu dono.
9. Rottweiler
O Rottweiler é um cachorro alemão, que foi desenvolvido buscando ajudar seus donos na guarda e pastoreio, do mesmo modo que a raça de cachorros mencionada anteriormente.
Trazendo um pouco de experiência pessoal, já tive 2 Rottweilers e particularmente são ótimos cães, fáceis de lidar quando tratados com amor e carinho.
Todavia, se for agressivo fará despertar o pior lado dessa espécie que é a sua força e instinto de defesa o que pode levá-lo a te atacar.
Essa característica de força física é excelente para proteção da casa, pois as pessoas têm medo dele por conta de sua robustez e são extremamente leais, fazendo de tudo por seus donos.
É um cão grande, chegando ao tamanho de 68 cm e pode pesar até 60 kg. Outra característica física é o seu pelo, o qual é fino e não exige muita atenção, além dos banhos tradicionais.
São agitados e quando não há incentivo para a prática de atividade física acabam enfrentando problemas com obesidade, portanto leve-os para passear, deixe seu Rottweiler solto em fazendas (desde que não haja possibilidade dele ter contato com desconhecidos ou outros cães).
São muito obedientes e não precisará dar uma ordem duas vezes para ele executar. Mesmo que sejam fortes, se dão bem com crianças, aliás há casos onde salvaram a vida deles em situações de ataque.
10. Beagle (Raças de cachorro)
O Beagle é um cachorro doméstico, ou seja, não possui proeminência para proteção, mas é um cão alegre e brincalhão, tendo muita energia.
No geral são desobedientes, gostando de ficar em seu canto e agindo conforme achar melhor.
Quando estão interessados em uma atividade conseguem aprender com facilidade, pois são inteligentíssimos.
Ainda que eles fiquem quietos tem forte apego ao dono, o que é demonstrado por buscarem ficar próximo, mesmo que apenas fiquem deitados. Inclusive, se tiver um Beagle perceberá que ele segue o seu dono por toda a casa.
Seu porte é médio, seu tamanho é de 30 a 41 cm e pesando no máximo 35 kg. Seu tempo de vida médio é de 15 anos e não apresenta problemas de saúde com regularidade. Todavia, conforme a idade avança passam a ter ossos frágeis e precisam de maior atenção dos seus donos, muitas vezes precisando ir até o veterinário.
11. Dachshund (Teckel)
O Dachshund é um cachorro popular no Brasil e popularmente ele é chamado de “salsicha”.
Sua estrutura corporal difere da maioria dos animais, seu esqueleto é longo e suas patas são curtas, de certa forma é até desproporcional.
Inclusive, ele é um cão pequeno, tendo entre 20 e 22 cm, também é leve, pesando de 3 a 9 kg.
Isso tem a ver com o uso do cachorro, servindo principalmente para fazer a caça de animais que vivem em tocas, alguns exemplos são raposas e texugos.
Seu pelo é bem curto o que leva essa raça de cachorro a não se adaptar ao frio, é comum o uso de roupas quando ele fica sujeito a temperaturas amenas.
O comportamento do salsicha é bem amigável, sendo sociável e extremamente apegado aos seus donos. Além disso, facilmente se apegam a crianças, sendo ótimos para quem tem filho pequeno.
Sobretudo, eles gostam de ser independentes e inteligentes, logo, durante boa parte do tempo fazem suas próprias vontades.
Como é um cachorro pequeno ele tem uma expectativa de vida grande, vivendo de 12 a 15 anos.
Conclusão sobre raças de cachorro
Demonstramos aqui 11 raças de cachorros inteligentes e pode ter em sua casa, existem alternativas para todos os usos, seja um pet doméstico ou um cachorro para ser guarda do lar.
São diversos fatores que precisa considerar na hora de escolher o seu pet, como o nível de exigência dele, seu comportamento, se você tem criança ou não, entre outros.
Agora como decidir o nome do cão? Essa é uma grande dificuldade enfrentada por muitas pessoas, pois deve achar o nome ideal para que todas as pessoas da casa gostem, pensando nisso buscamos mais de 400 ideias de nomes para cachorros.