Qual a diferença entre Adestramento, Psicologia Canina e Reabilitação
Adestramento de cães consiste em uma análise do comportamento que se utiliza de métodos relacionados ao ambiente e suas consequências. Isso faz com que o comportamento do seu cachorro venha a ter transformações de fato positivas. Contudo, modificar o comportamento do cachorro serve para que ele seja conduzido/guiado em atividades específicas, e também na tomada de ações de efeitos particulares.
O que é adestramento de cães
A palavra adestramento vem como um meio de disciplinar o cão, além de habilitá-lo a outras funções relacionadas ao seu comportamento. As ações tomadas através do adestramento tem como objetivo comum educar o animal, ensiná-lo, através de treinos repedidos e constantes, até que ele venha a compreender a função.
O adestramento pode ser feito por qualquer pessoas, claro que em referência ao seu próprio animal, pois basta que está entenda como passar os treinos, porém, é aconselhado que seja feito por profissionais habilitados.
Leia: o Guia de adestramento passo a passo e tente algumas técnicas. Aqui você ensinar com facilidade comandos sentar, deitar, ficar e parar de latir!
Ainda mais para cachorros mais problemáticos ou aqueles que precisam de reabilitação. Entretanto, adestrar um cão consiste em treinos de obediência, bem como treinos para uma modalidade específica de serviço ou comandos.
Contudo, um bom exemplo disso são os cães da polícia, que são treinados para guarda e proteção humanos. Além disso temos também o treino especifico para cães farejadores. Estes cães aprendem a identificar rastros até encontrar evidências da prática de alguns crimes.
Para que seu animal seja bem adestrado é preciso fazer o processo continuamente, para desenvolver as habilidades e assim se tornar o cão perfeito. Um cão bem treinado entenderá o comando perfeitamente, ou seja será comportado e você terá um excelente animal.
Como é feito o adestramento?
O Adestramento é o treino de determinada habilidade, contudo praticado através da repetição mecânica de algumas ações, como sentar, dar a pata, pegar e caminhar junto ao tutor. A ação, feita através desse treino de repetições reforça o animal e com isso ele aprende os ensinamentos.
As técnicas de adestramento são colocadas para o cachorro através de reforços positivos, ou seja, ele recebe uma recompensa a partir do momento que executa ou transforma o comportamento. Assim sendo, tendo ele feito a ação desejados pelo treinador é recompensado de maneiras positivas. O adestramento nada mais é que reforçar com positividade, o que é divertido para o cão, e você obtêm resultados valiosos.
O condicionamento clássico, gerido através de formas de associação trabalham dois estímulos: o adestramento não-associativo e o adestramento normal.
1-Adestramento não-associativo
Todavia, o adestramento não-associativo consiste em modificar através da habituação ou sensibilização. Contudo isto é conhecido de condicionamento operante, entretanto as associação são conduzidas entre um antecedente e uma consequência.
2-Adestramento normal
O adestramento normal são ensinamentos de comandos em meio a ações naturais ao cão, com isso há um aumentando de concentração do animal com o ambiente. Porquanto o comportamento modifica seus impulsos, direcionando-o a fazer atividades mais prazerosas para eles e para o dono. Deixando de lado o impulso de latir por exemplo.
Sobretudo, uma mudança proposital do comportamento canino agindo naturalmente com o ambiente e o meio. Segundo esse método é só uma inovação percebida de reforço positivo, como já havíamos dito acima. Através do adestramento inteligente você terá diversas vantagens e grandes benefícios para você e o animais.
O que é Psicologia canina
Psicologia canina estuda o comportamento natural do animal. No entanto visando uma possível comunicação entre o tutor e o cão, trabalhando assim o condicionamento instantâneo. Essa conduta leva-nos a “falar” a mesma linguagem do cachorro e assim treiná-lo a partir disso, reconhecendo-o no ambiente.
Um dos livros mais recomendados para quem quer entender melhor a mente dos cães é o “A Cabeça do Cachorro – Alexandra Horowitz“. Existem muitos autores que se preocuparam com essa realidade sendo a melhor para o condicionamento do animal no meio. Entretanto essa linguagem é a mais palpável em nossa opinião.
Os Pilares da psicologia canina
Os pilares da psicologia canina fazem referência à suprir as necessidades do cachorro, mas levando em consideração alguns passos importantes. Sendo assim, seu cachorro será analisado da seguinte maneira: em primeiro lugar como animal, segundo espécie e por último a raça. Algumas vertentes incluem o indivíduo para finalizar. A saber muitos donos de cachorros acham que dependente da raça assim é a conduta ou personalidade desse animal, porém ao trabalharmos o animal – cachorro, isso fica por último. Então, a analise se trata em entender que o animal tem uma linguagem própria, basta entendê-la e assim comunicar-se com ele.
Entretanto, indo para a especie e fazendo o mesmo e por último lembrando dele como uma raça. Um dos mais conceituados e famosos terapeutas caninos, Cesar Millan, auto-didata em comportamento dos cães adota essa psicologia canina. Ele trata como a melhor forma de entender seu animal. Pois bem, Cesar se considera um terapeuta canino e uma das maiores frases já ditas em seu programa de TV “Dog Whisperee (O encantador de cães) diz o seguinte: “Nunca trabalhe contra a Mãe Natureza”.
Atingiu muito conhecimento ao observar cachorros no sítio do seu avô, e com o passar do tempo fez muito sucesso reabilitando cães considerados violentos, como Pitbulls e Rottweiler. Em seu programa usa o a frase “Eu reabilito cães e treino pessoas“. Cesar além de ser adestrador, apresentador, também escreveu livros sobre esse assunto, atualmente tanto o programa quanto o livro considerados best seller em vários lugares do mundo.
O que é reabilitação de cães
A reabilitação canina é algo feito para cachorros que apresentam algum problema comportamental. Entretanto vai do mais simples aos mais complexos. Contudo são reabilitados os cães que tem um comportamento mais difíceis, pois apresentam desequilíbrio na hora de algumas ações naturais. Entretanto, ao lidar com esse tipo de cachorro eles apresentam ser bravos, desrespeitosos e descontrolados. Portanto, em muitos casos isso pode atrapalhar a harmonia e o convívio de ambos, tanto tutores quanto o animal.
A reabilitação reconstroem uma rotina através de alguns processos. Recolocando os cães em uma nova rotina, através de regras, limites e associações. Basicamente o mau comportamento, é desencadeado por falta desses aspetos e por isso precisam de supervisão e orientação.
Entende melhor seu animal
Para que tenhamos um convívio excelente devemos, acima de tudo, respeitar o animal como ele é. Naturalmente na natureza tudo é harmonizado. Entretanto, você deve ter reparado nas condições de matilha de lobos, ou mesmo uma família de leões, eles não tem quaisquer tipo de linguagem humana, nem escrita, nem verbal, mas se comunicam a partir da linguagem corporal. Sendo assim, deveríamos tentar ao menos entender como devemos nos comunicar da melhor forma possível com nossos animais de estimação, pois são fantásticos.
“Nós precisamos de um conceito novo, sábio, e talvez mais místico dos animais. Longe da natureza e vivendo através de artifícios complicados, o homem na civilização vigia as criaturas através do vidro do seu conhecimento e vê, portanto, os detalhes de uma pena, mas uma imagem geral distorcida. Nós os patronizamos por serem incompletos, pelo seu trágico destino de terem se formado tão abaixo de nós. E nisto nós erramos gravemente. Pois os animais não podem ser avaliados pelo homem. (Pois vivem) num mundo mais velho e mais completo que o nosso, eles se movem completos e confiantes dotados com extensões dos sentidos que nós perdemos ou nunca possuímos, guiando-se por vozes que nos nunca ouvimos. Eles não são irmãos, eles não são lacaios. Eles são outras Nações, presos conosco nesta vida e neste tempo prisioneiros do esplendor e trabalho da terra”
Citação do Documentário: Earthlings (Terráqueos).