Aprenda como dar comprimido para o cachorro sem complicações
Primeiramente, devemos encontrar a maneira mais simples e descomplicada para dar comprimido para nosso cachorro. No entanto, não há maneira um jeito certo, e sim o que vai funcionar melhor com seu cachorro.
Veja algumas dicas necessárias para que ele aprenda a tomar os comprimidos de maneira simples e sem muito trabalho.
Técnicas de como dar comprimido para cachorro
1. Balance a caixa de comprimido antes de dar o petisco
Essa técnica é valiosa, porém simples então preste muito atenção. Pegue a caixa de comprimido e toda vez que for dar o petisco para seu cachorro você balança ela. Pode parecer besteira, mas o cachorro vai ligar o som da caixa com o comportamento de receber o petisco.
Uma vez que, todas as vezes que balançar a caixa de comprimido ele virá até você para receber o petisco. Para que ele adquira esse comportamento, o tutor deve fazer isso algumas vezes, até que ele faça a conexão do som do movimento com o petisco.
Sendo assim, depois que ele aprender isso, você dará a ele o remédio e em seguida um petisco. Está é uma maneira simples dele relacionar o comprimido com algo bom e receberá a recompensa logo após isso.
2. Faça o comprimido se confundir com a comida
Bom, uma maneira simples de dar comprimido para seu cachorro. Primeiramente, tente dar para ele o comprimido como se fosse uma parte da comida. Enquanto o cachorro come ele nem vai perceber que o medicamento estava lá.
Aconselhamos, que insira-o na carne e deixar ele comer. De primeiro momento ele vai ficar tão feliz com a comida que nem vai perecer o remédio misturado lá. Essa técnica é ótima, mas quando o medicamento vai ser dado em curto período de tempo.
Isso por que o cachorro acaba percebendo o cheiro do medicamento e com o passar do tempo se recusa a comer junto com a ração. Mas, se essa é a circunstância, o melhor é fazer outra técnica.
3. Amasse o comprimido para cachorro não perceber
Amasse bem o comprimido passe o pozinho na carne, por exemplo, e dê a seu cachorro. Cortar o comprimido também é valido e pode facilitar seu trabalho.
O medicamento em pedaços ajuda bastante na hora de camuflar o medicamento. Além disso, fica melhor para esconder, bem com misturar na comida.
4. Sua comida que caiu no chão
Essa técnica é bem interessante, deixar o comprimido cair da sua mão como se fosse alguma comida que o cachorro gosta. Nesse sentido, você pega algum alimento humano que seu cachorro gosta muito e finge estar comendo.
Assim que ele ficar interessado você deixar o comprimido cair e ele pensando ser a comida engole o comprimido rapidamente. Existem alguns cachorros que são espertos e jogam a medicação para fora da boca, mas geralmente eles comem sem perceber que era remédio.
5. Fique animado na hora de dar o comprimido
Sabe a hora de dar petiscos, em que você naturalmente fica animado e anima seu pet? Essa demonstração de felicidade pode ser uma técnica valiosa na hora de administrar remédios para seu cachorro.
Faça as mesmas entonação vocal de quando você chega com aquele agrado para seu cão. Fique feliz, deixa a energia positiva contagiar ele e dê o comprimido.
6. Dê o comprimido para o cachorro brincando
A hora das brincadeiras pode ser o momento certo de dar o comprimido para seu cachorro. Brinque com ele e recompense-o com um petisco e brinque mais e faça o medicamento de petisco.
Não demonstre que vai dar o medicamento, durante a agitação da brincadeira dê o remédio para ele. Está é a uma das maneiras de como dar comprimido para cachorro sem que ele perceba que é medicamento. Na hora empolgado eles ficam distraídos demais para perceber.
A brincadeira do “vai pegar” “pegue e bola” podem servir para que ele coma o comprido sem perceber também. Intercale entre um petisco e um comprimido. Jogue primeiro o petisco duas vezes e em seguida o comprimido. Por último jogue mais um petisco para que ele não fique cismado.
Como fazer com remédios líquidos?
Os remédios em líquido são mais complexos para administrar, por sua vez existem maneiras de fazer com que o cachorro tome mais tranquilamente.
Pegue com uma seringa e insira o medicamento na boca do animal, mire o seu da boca e insira o remédio. Caso o cachorro serre dos dentes, coloque a seringa na lateral da boca entre os dentes e a gengiva bem lá atrás.
Faça com bastante calma e paciência para não machucar seu cachorrinho. Sobretudo aperte a seringa aos poucos para ele não engasgar com o liquido. Para que ele não cuspa o remédio assopre o focinho dele, assim ao lambe-lo engole todo o liquido.
Administrar remédios de conta gotas?
Segure a cabeça do cachorro em 45º e posicione o conta-gotas na lateral e pingue as gotas do remédio bem em cima do dentes do animal e conte as gotas.
No caso de cachorros mais bravos é importante conter ele antes de dar a medicação. Seja ela em comprimidos, líquidos ou em gostas. Use uma toalha no pescoço do animal e segure em baixo do focinho, controlando ele.
Cuidados na hora de administrar a medicação
Devemos ter grande responsabilidade e respeito com nossos pets. Sobretudo na hora de dar qualquer medicação para ele. É sempre importante fazer o manuseio da maneira correta, para não estressar muito o animalzinho. Pedir ajuda de um veterinário é necessário em alguns casos.
Siga sempre as instruções de um veterinário na hora medicar seu animal. Existem alguns perigos quando o tutor dá remédio por conta própria para seu animal, pode resultar em intoxicação, piorar seu quadro clinico, e ainda correr riscos de morte.
Devemos ficar sempre alerta para não prejudicar a saúde de nossos cãezinhos. Dê os remédios nas quantias certas e no horário correto, para que a saúde do seu pet se estabeleça mais rapidamente.
Com essa técnicas você proverá facilmente os medicamentos para seu cachorro sem nervosismo e estresse.
Lembre-se de sempre buscar auxílio de alguma pessoa, e se precisar buque a ajuda de um veterinário!