Cane Corso: tudo sobre a raça, temperamento e origem
Cane Corso é uma raça bastante antiga, poderosa e forte. No Brasil tem se destacado como o queridinho de alguns criadores, bem como em várias partes no mundo. O cachorro tem origem italiana, temperamento equilibrado e um ótimo cão de guarda. Saiba tudo sobre a raça, temperamento e origem lendária.
Cane Corso Italiano
Desenvolvido na Itália a raça de cachorro Cane Corso era utilizada como caçador e lutador de rinhas, mas com o passar do tempo se tornou um ótimo cão de guarda.
No passado os primeiros exemplares eram exímios caçadores de javalis, mas atualmente a raça não exerce mais essa função. Popularizou-se no Brasil e no resto do mundo por ser um cachorro forte, inteligente e muito bonito.
A raça de porte grande é excelente protetor e companheiro para toda a família.
A princípio o Cane Corso ficou conhecido por alguns nomes diferentes, entre eles Cane di Macellaio, Mastiff Italiano e Brancheiro.
No passado era usado também para fins de guerra e participava de batalhas em arenas romanas.
Atualmente, serve como cão de guarda, como já foi dito, por ser vigilante e protetor. Em relação a seus tutores são fieis, respeitosos e confiáveis.
Características
Um cachorro de raça poderoso que possui grande disposição física e energia. Sobretudo, necessitam de exercícios físicos, brincadeiras e longas caminhadas diárias.
Criá-los em espaços pequenos demais pode ser um tanto complicado. Sendo assim, ao adquirir um filhote é necessário ter um ambiente adequado com espaço para que possa correr, brincar e se exercitar.
No entanto, mesmo com aspecto de cachorro bravo o Cane Corso é muito amável com seus tutores. Aliás, se forem bem treinados se tornam excelentes companheiros. Cachorro com personalidade sociável com todos a sua volta.
Ele tem alta expectativa de vida chegando a viver em média 13 anos de idade. Um Cane Corso adulto pode atingir 68 cm de altura e pesar em torno de 50 kg.
- Origem: Itália.
- Utilização: Usado como cão de guarda, defesa e polícia de faro.
- Grupo: Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Cães Montanheses Suíços e Boiadeiros.
- Tipo da Raça: Molossóides, tipo Mastife.
1. Pelagem
O Cane Corso pode ser encontrado nas cores preto, vermelho cervo, cinza ardósia, cinza chumbo, Fulvo com máscara cinza, Fulvo com máscara negra e tigrado com cinza e fulvo.
A pelagem do Cone Corso é curta e rente ao corpo.
2. Temperamento
O Cone Corso tem um temperamento peculiar, mesmo sendo um cão com aparência intimidadora é bem tranquilo. Uma raça adaptável, mas que precisa de paciência de seu tutor para que seja educado.
Cane Corso não é um cachorro que late muito, mas mesmo sendo silencioso expressa latidos ao perceber presença suspeita em seu território.
Lembre-se, que esse cachorro tem uma personalidade forte, vigilante, territorial e protetora. Por isso carece de cuidados especiais, como por exemplo, o adestramento desde dos primeiros anos de vida.
Deste modo, terá um cachorro fiel e obediente a seu dono. Cane Corso é um cachorro ótimo, não apresenta perigo para nenhum membro da família.
Além disso, ele ama carinho e brincadeiras, e não é um cachorro nervoso e muito menos medroso. Da família dos mastiffs, grupo do AKC raça de cachorros trabalhadores.
Filhotes
Os filhotes de Cane Corso são adoráveis, no entanto, é preciso entender alguns detalhes antes de adquirir um cão dessa raça. Além dos cuidados básicos como banho e escovar os pelos é necessário caminhadas diárias, de preferência duas vezes por dia.
Todavia, o Cane Corso não é um cachorro muito ativo, mas necessita de exercícios para fortalecer sua grande musculatura.
É importante iniciar a educação dos filhotes o mais cedo possível. Principalmente, para inibir a mordida e socializá-lo com pessoas e outros animais.
Mesmo sendo uma raça tolerante a animais e pessoas, lembre-se que é um cachorro muito forte e poderoso. Sendo assim, caso cresça desequilibrado, desconfiado e territorialista será um cão adulto difícil de manejar.
Aconselhamos, que desde pequenos sejam acompanhados por um veterinário. Os cuidados também devem ser a respeito das vacinas, principalmente as doses básicas para cada idade.
➦ Adquira filhotes somente de canis credenciados:
Os valores de um Cane Corso depende de vários fatores, entre eles, quem são os pais. Portanto, é importante pesquisar em canis como Romão D’Italia.
Em geral, um filhote de Cane Corso com pedigree custam em média 5 mil reais. Para adquirir um cão para família é preciso estabelecer esse desejo no canil, de ter um cão forte, dócil e submisso. Para uma família com crianças e idosos este seria o ideal.
Saúde do Cane Corso
Os cachorros da raça Cane Corso têm uma boa saúde, porém podem desenvolver algumas doenças como Displasia de Quadril, Displasia nos Cotovelos, Torção Gástrica, Epilepsia, Problemas respiratórios e outros.
Conheça melhor a origem do Cane Corso
Cane Corso é um cachorro muita antigo, descendente da raça romana “canis pugnax”. Um cachorro lendário com mais de 2 mil anos de história.
A raça já teve seus dias de glória e dias de tristeza, pois quase chegou a extinção.
Sobretudo, conseguiu sobreviver e atualmente vem se espalhando por diversas partes do mundo. Muitos alegam que o nome Cone Corso significa “guardião”, aliás, ele é ótimo em proteger seus tutore e residências.
Porém, outros sugerem que o significado do nome venha da palavra Corsiero, ou seja, “cavalo” ou “cavalo de guerra”.
Com o passar do tempo alguns exemplares da raça serviram como cães de batalha, e logo depois usados para trabalhar em fazendas na Itália.
Também foram, por muito tempo, cachorros que lutavam em arenas mediáveis com alguns animais selvagens.
Para finalizar, o Cane Corso é um cachorro indicado para a família, como cão de guarda e companheiro amoroso de seu tutor. O Cane Corso é uma raça de cachorro peculiar e histórica.
Gostaram? Então, aproveitem e leiam também: