11 Animais de Estimação mais Fofinhos que vão Conquistar o seu Coração!

11 Animais de Estimação mais Fofinhos que vão Conquistar o seu Coração!
PUBLICIDADE

Quer ter um pet doméstico, mas não tem ideia de qual escolher? Conhecerá agora os animais de estimação fofinhos e fáceis de cuidar, com toda certeza o pet mais adequado para o seu lar está aqui!

Abordaremos não apenas as informações básicas como características, mas também detalhes como tempo de vida e cuidados necessários que deve ter com o seu animal.

Ao fim falaremos as dicas de como decidir entre os animais de estimação fofinhos, começaremos agora a falar sobre esses pets. Continue lendo.

1. Cachorro

Animais de estimação fofinhos
Animais de estimação fofinhos; Cachorro; Fonte: Freepik
PUBLICIDADE

Em primeiro lugar vem o cachorro que é o animal de estimação mais comum no Brasil, aliás é chamado de “o melhor amigo do homem”.

O seu convívio com o ser humano vem de séculos de convívio, no início era usado para caça, com o tempo ele passou a conviver de maneira mais íntima, fazendo parte da família.

A princípio, existem cachorros domésticos fofinhos grandes e pequenos, por exemplo o Golden e o Chihuahua, alguns dos que estão mais adaptados ao convívio com o ser humano.

Ademais, pensando em um animal de estimação, as características da raça é um fator determinante para definir se o cão é o ideal para sua casa.

Sobretudo, o temperamento do pet varia muito, alguns são mais agressivos como o Mastim Tibetano, outros são mais calmos, é o caso do Salsicha, por exemplo.

A alimentação do cachorro é a base de rações, embora consigam se alimentar com arroz, carnes e outras fontes de nutrientes, o ideal é priorizar as rações.

PUBLICIDADE

É indicado levar o seu cachorro ao veterinário por 1x a cada 06 meses, mesmo que ele não esteja apresentando problemas. Outro cuidado indispensável são as vacinas que devem ser injetadas de acordo com o acompanhamento do especialista.

2. Gato (Animais de estimação fofinhos)

O gato é um animal de estimação adequado para quem não tem muito tempo para dar atenção a um pet, pois é bem independente. A maioria dessa espécie é carinhosa e gosta de se divertir com brinquedos e até mesmo brincar com outros animais.

Sobretudo, eles são mais higiênicos, se adaptando e fazendo suas necessidades em um canto específico com areia. Além disso, eles mesmos se dão banho, mas se ficar muito sujo deve lavá-lo, mesmo que a raça não goste de água.

Se ele criar afeto com você se manterá leal para sempre, essa é uma de suas principais características. Pesquise bem antes de decidir qual gato pegar, existem raças de gatos peludos e outras nem tanto assim.

A alimentação do gato é com ração, no geral são fáceis de encontrar em lojas como a Petz (https://www.petz.com.br/gato/racao/racao-natural), mas também se dá bem com leite e peixes. Sua expectativa de vida costuma ser longa, podendo chegar aos 18 anos quando bem cuidado.

3. Coelho

O coelho é um animal de estimação fofinho e carismático, sua aparência o faz cair na graça das pessoas com facilidade. A princípio, o coelho é ideal para quem gosta de companhia, eles são amigáveis, mas seu cuidado não é muito fácil.

Em primeiro lugar deve escolher a raça, existem 45 opções, é necessário pesquisar bem, pois cada um tem suas próprias características, inclusive na variação de tamanho, há coelhos pequenos, médios e grandes.

No geral são bem silenciosos e não tem problemas em ficar sozinho, portanto indicamos esse animal para quem passa boa parte do dia fora de casa. Como a maioria são pequenos, se dão bem em apartamentos. São independentes, embora gostem de companhia se virando, seja para se limpar, fazer suas necessidades e beber água.

4. Hamster (Animais de estimação fofinhos)

Primordialmente, o Hamster é muito popular, sua aparência fofa atrai a atenção e ainda são bem pequenos. Como um animal doméstico é fácil de ser cuidado e fica boa parte do tempo na gaiola. 

Se gosta desse animal de estimação fofinho saiba que boa parte das espécies trocam o dia pela noite, mas como são silenciosos não será difícil cuidar, apenas precisa deixar seu alimento próximo, ela é feita por frutas e vegetais frescos. Não é indicado dar outros alimentos, pois seu estômago é bem frágil. 

Sua gaiola será o habitat desse pet, portanto, deve ser espaçosa, de preferência com circuitos para que ele se divirta e gaste sua energia.

5. Periquito

O Periquito é uma das aves mais populares do mundo e acaba sendo o ideal se gosta de pets independentes e têm uma rotina corrida. São bem dóceis e seu cuidado é fácil.

Entre suas características físicas, a que mais chama atenção é sua aparência, geralmente tem como cor predominante o verde. Ademais, conseguem viver por muito tempo, em média vivem de 15 a 20 anos e convivem bem com o ser humano, até mesmo com crianças e adolescentes. É uma ave pequena tendo apenas 20 cm na fase adulta.

Sua alimentação é à base de grãos e deve sempre ter água disponível para beber. Além disso, como ficam na gaiola, deve-se buscar um ambiente bem fresco para que ele não sofra durante o verão. Há diversos tipos de periquito, os mais comuns são:

  1. Periquito-verde
  2. Periquito-australiano
  3. Periquito-rei
  4. Periquito de colar
  5. Periquito alexandrino
  6. Periquito Agapórnis
  7. Periquito Catarina
  8. Periquito Bourke

No Brasil, o mais comum é o periquito-verde que acaba sendo o mais fácil de encontrar em lojas de venda de animais domésticos.

6. Calopsita

Em primeiro lugar, as calopsitas vivem na Austrália e são muito inteligentes, brincalhões e criam laços fortes com seus tutores.  Sua beleza a torna um dos animais de estimação mais fofinhos e são buscados principalmente por quem ama aves.

Caso esteja cogitando ter esse pet doméstico terá que comprar duas, pois é uma espécie sociável, ou seja, precisam ter contato com outros de sua espécie.

Ademais, a alimentação é feita com frutas, legumes e sementes, deve fazer um equilíbrio entre essas 03 fontes de nutrientes. Quando bem cuidada a calopsita consegue viver até 20 anos e precisa de atenção diariamente.

Um fato interessante sobre a calopsita é sua capacidade de repetir as falas do ser humano, repetindo geralmente as palavras mais ditas pela família.

Para ter uma calopsita deve passar por um processo no IBAMA que determinará se tem as condições adequadas para o bem-estar do animal.

7. Peixe (Animais de estimação fofinhos)

Os peixes são animais de estimação fofinhos e deixam o ambiente bonito, principalmente quando estão em um aquário bem cuidado. É comum que famílias com a rotina muito agitada busquem o peixe, pois é fácil de ser cuidado, não precisando levar para passear, apenas deve regular a alimentação, fazer o filtro de água e manter o aquário limpo.

O custo também é baixo, todos os produtos necessários para o cuidado são baratos. Todavia, se quiser deixar o aquário bonito pode gastar um valor mais alto.

Por conta da sua aparência tem um efeito terapêutico no ser humano, ajudando a diminuir o estresse e a ansiedade.

Além disso, é um animal de estimação muito silencioso, ainda assim, é bom verificar se os peixes não estão brigando no aquário. No entanto, esse problema pode ser evitado ao pesquisar bem a raça de peixe antes de colocar no aquário.

8. Chinchila

A chinchila é um animal de estimação peculiar, mas que pode alegrar muito a sua casa.

Existe uma diversidade de cores, tamanhos e até mesmo alterações morfológicas nesse animal, portanto nenhuma raça será totalmente parecida.

Não são animais estressados e se adaptam facilmente ao convívio com o ser humano. Ademais, são delicados, as fêmeas pesam 800g, já os machos chegam no máximo a 600g.

Como é muito pequeno deve colocá-lo em uma gaiola com areia fina e brinquedos para que ele se divirta. Embora sejam considerados delicados, vivem até 15 anos.

O custo com alimentação do pet é bem baixo, pois são herbívoros, portanto, sua alimentação é composta majoritariamente por vegetais. Quando a alimentação não está adequada ele pode desenvolver doenças como: micose na pele; parasitas; problemas no sistema digestivo.

9. Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um roedor que convive facilmente com a humanidade e se dá bem com crianças, adorando brincadeiras. Eles são bem pequenos, embora possam viver soltos na casa, desde que o convívio com outros pets seja facilitado.

Além disso, não dão muito trabalho, só precisam manter seu ambiente limpo retirando as fezes da gaiola. Ainda assim, eles podem apresentar um odor ruim, mas que também não é um problema no longo prazo.

Sobretudo, a alimentação do porquinho-da-índia é fácil, se alimentam apenas de vegetais e rações específicas que são baratas, portanto ele não aumentará consideravelmente o seu custo de vida.

Como não faz muitas décadas que esse animal vem sendo domesticado, a medicina está avançando em seu cuidado. Se manter a vacinação em dia não terá problemas com doenças.

10. Tartaruga (Animais de estimação fofinhos)

As tartarugas domésticas são uma boa opção para você que deseja sair do padrão!

É um animal que se alimenta de plantas e frutas, também pode encontrar rações em pet shops. Quanto mais variar a alimentação melhor será.

O habitat da tartaruga é muito importante, elas precisam do seu ambiente próprio, podendo ser um aquário, mas este precisa ter um espaço seco, pois ela exige uma variação entre ficar na água e em terra firme.

11. Cavalos

Em primeiro lugar, para ter um cavalo como animal de estimação é preciso ter dinheiro para investir, pois é um pet mais caro do que outras opções.

Além disso, ele precisa ficar em uma fazenda, onde consiga se movimentar livremente durante parte do dia. Sua alimentação é simples, feita a base de feno, vegetais e frutas. Embora seja fácil comprar os alimentos, ele precisa de grande volume, pois gasta muita energia durante o dia.

Sobretudo, os cavalos vivem por muito tempo, chegando a 30 anos quando faz a vacinação adequadamente e fornece alimentos nutritivos e variados.

Seu pelo precisa ser escovado com certa regularidade, é recomendado de uma a duas vezes na semana. Além disso é bom dar banho no pet, mas não use shampoo, no máximo passe um abrilhantador nos pelos.

Como escolher um animal de estimação fofinho?

A escolha do seu animal de estimação passa por diversos fatores, vejamos os mais relevantes:

  1. Ambiente onde vive: se mora em um apartamento ou casa com pouco espaço não é indicado pegar um animal de estimação grande, sendo indicado a compra do peixe, porquinho-da-índia, ou alguma das aves.
  2. Condição financeira: alguns pets domésticos exigem mais cuidados e são mais caros para comprar. Portanto veja como é a alimentação do animal e se puder consulte um veterinário para entender o custo da vacinação.
  3. Gosto: o último fator essencial na hora de escolher o seu animal de estimação é o gosto, selecione o pet que mais te agrada, isso é primordial para que realmente consiga dar a atenção que o pet exige.

Conclusão

Conheceu aqui as 11 melhores escolhas para animais de estimação domésticos, além de entender como escolher o pet ideal para o seu lar nesse momento.

Além desses pets existem os animais exóticos que podem ser domesticados, se quer uma opção que fuja do padrão conheça essas opções.

Felipe